segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vença O sofrimento. Por Pb. João Batista de Lima


Vença O sofrimento.
Texto Básico: João 16. 33.
Introdução: Ninguém gosta de sofrer. E a religião tem sido buscada por muitos como um lenitivo (Calmante) para amenizar o sofrimento.
Cresce no meio evangélico pregação de auto-ajuda que tem criado uma atitude não Bíblica entre os crentes com relação aos sofrimentos e adversidades. Muitos cristãos acham que as adversidades não devem fazer parte de sua vida e as entendem como sinal de maldição. Porem, esta não era a mentalidade de Cristo e dos seus primeiros seguidores. Disse Jesus: “No mundo passais por aflições; mas tende bom animo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).
Vou apresentar alguns princípios Bíblicos que o ajudarão a vencer o sofrimento.
1. POR QUE O HOMEM SOFRE?
A resposta cristã a essa pergunta está contida na doutrina da queda. Segundo essa doutrina, o homem é sofredor e produtor de sofrimento não porque Deus o tenha feito assim, mas porque ele se fez assim ao buscar de seu livre-arbítrio. “Porque, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lm 3.39). Como cristãos sofremos ainda por três motivos:
1.1. Por identificação com Cristo.  
Pelo fato de sermos Cristãos e estarmos identificados com Cristo. (Jo 15.18,19). A palavra “mundo” representa a sociedade decaida e revoltada contra Deus, sob o comando de Satanás que odeia e persegue a Cristo e os seus discípulos (Jo 15.20). Quanto mais identificados e dedicados a Cristo, mais sofrimentos (Mt 5.10-12).
2.2. Pela desobediência a Deus.
Por causa da nossa desobediência. Como Cristãos somos filhos de Deus. Não somos filhos perfeitos e vivemos sempre em desobediência à vontade de Deus-pai. Em desobediência, Deus nos disciplina e nos corrige com adversidade e provações com o intuito de sermos mais perfeitos. “... Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”... ”Deus, porem, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hb 12.6-10). O sofrimento pode ser prova de amor e zelo paternais. “O amor pode causar sofrimento ao seu objeto, mas apenas na suposição de que esse objeto precisa ser alternado a fim de tornar-se inteiramente digno de ser amado” (C.S. Lewis).
3.3. Plano de Deus.
Porque o sofrimento faz parte do plano de Deus. Os verdadeiros crentes devem esperar o sofrimento como parte do plano de Deus, que decide permitir que vários cristãos sofram em diferentes circunstancias e com resultados diversos. Deus afirma: “Eu formo a luz e as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas as estas coisas” (Is 45.7).    Pedro, então, diz que não devemos estranhar o sofrimento como se esse fosse algo extraordinário. (1 Pe 4.12). O apóstolo Paulo conclui: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28).
2. COMO LIDAR COM O SOFRIMENTO?
“No mundo passais por aflições”. Três fatos se acham envolvidos nesta declaração de Jesus. Primeiro, que enquanto vivermos neste mundo estamos vulneráveis às aflições. Viver é enfrentar dificuldades e resolver problemas. Segundo, assim como a vida passa e o mundo passa, também as aflições são passageiras. Não “ficamos” em aflições, mas, “passamos” por aflições. Terceiro, que as aflições que nos abatem são diversas na sua quantidade, origem e natureza. A principal pergunta que devo fazer ao passar por aflições é “como devo reagir?”. A minha reação, positiva ou negativa, é o segredo em lidar com o sofrimento.
Apresento alguns princípios Bíblicos de como lidar com o sofrimento.
2.1. Avaliar o sofrimento. Você precisa pedir a Deus discernimento para entender o propósito e o motivo do seu sofrimento. Você esta sofrendo porque obedeceu ou desobedeceu a Deus? Como este sofrimento tem ajudado você a se aproximar de Deus? Em 1 Pedro 4.15-16, o apostolo menciona quatro males pelos quais não devemos sofrer: “Não sofra, porem, nenhum de vós como 1 assassino, 2 ou ladrão, 3 ou malfeitor, 4 ou como quem se intromete em negocio de outros; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes,  glorifique a Deus com esse nome”.
2.2. Não estranhar o sofrimento. “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós” (1Pe 4.12). Além do mais, os que querem salvar sua vida, os crentes estão em permanencia desavença com o mundo, pelo fato de haverem sidos chamados por Cristo. (Mt 16.24-26).
3. VOCÊ DEVE BUSCAR A PAZ EM CRISTO.
Antes de falar e reconhecer que no mundo passaríamos por aflições, Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim...” (Jo 16.33). A paz de Jesus é a tranqüilidade espiritual para enfrentar a guerra da vida. Ela é intima, pessoal e necessária. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp 4.7).
4. VOCÊ DEVE TER BOM ANIMO.
Você não deve esmorecer perder a coragem, desanimar. “Mas tende bom animo”, declarou Jesus. A razão teológica é que Cristo venceu o mundo e ele nos transmite a sua vitoria pela fé, pois “...todo o que é nascido de Deus vence o mundo, a nossa fé” (1 Jo 5.4). Há também uma razão escatológica pela qual devemos ter bom animo: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a gloria a ser revelada em nós” (Rm 8. 18).
Conclusão:  Jó concluiu no seu sofrimento: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação” (Jó 14.1). Já que naão podemos fugir do sofrimento, podemos tirar algumas lições dele. 
John MacArthur, Jr. Em seu livro O poder do sofrimento, apresenta algumas lições:
1.      O sofrimento produz uma nova compreensão de Deus ( Jó 42. 2-6).
2.      O sofrimento produz nova alegria (1 Pe 1. 3-7).
3.      O sofrimento intensifica a gloria futura (Tg 1. 2-4).
4.      O sofrimento traz real consolo (2 Co 1. 3-4).
5.      O sofrimento origina a verdadeira humildade (Tg 1. 9-11).
A vida é a professora mais implacável. Primeiro da à prova e depois a lição.
 (Extraido da Revista Vencendo dificuldades) Ed socep

Um comentário:

  1. Imao joao que o nosso DEUS continue te iluminando e e te conceda sabedoria para realizares estudos edificantes.Fiquei alegre vi que voce e'meu conterraneo,nasceu no RN.EU nasci em Macau RN passei minha adolecença e mocidade em Natal,aceitei JESUS na segunda Igreja PRESBITERIANA INDEPENDENTE.Casei-me nesta Igreja e desde 1977 estou morando em Recife,faço parte daIgreja Presbiteriana do BRASIL no bairro de afogados onde tenho a honrra dada por DEUS de ser PRESBITERO.QUE DEUS te abençoe juntamente com sua familia.Meu nome e Manoel Gonzaga Ribeiro, mas todos me conhecem mais por Maninho.

    ResponderExcluir