sexta-feira, 1 de abril de 2011

Evangélico pode participar do 1º de Abril?


O dia 1º de Abril é conhecido internacionalmente como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Contudo, uma polêmica assola os cristãos todos os anos: está certo comemorarmos estes dias, fazendo brincadeiras com todos?
Origem do Dia da Mentira
A origem provável está na França, após a adoção do calendário gregoriano em 1564. O ano novo era comemorado em 25 de março em festas que duravam uma semana, terminando no dia 1º de Abril. O novo calendário, entretanto, estabeleceu o ano novo no dia 1º de Janeiro – mudança essa que não foi aceita por muitos franceses, que continuavam com a festividade na data antiga. Pessoas então passaram a ridicularizá-los, enviando presentes estranhos e convites para festas falsas.
O Pecado da Mentira
Ao pesquisar na Bíblia (NVI) podemos encontrar a citação da palavra “mentira” ou seus sinônimos 114 vezes. Um dos mais famosos versículos que cita a mentira é João 8:44:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”
Em todas as referências bíblicas, a mentira é algo que aquele que busca a Deus deve afastar-se.
O Dia da Mentira e o Cristão
Havendo então uma previsão bíblica que devemos nos abster da mentira, a brincadeira (por mais inocente que seja) do dia 1º de Abril é conveniente ao cristão?
Questionados através do Twitter oficial do Gospel+, diversos cristãos manifestaram suas opiniões acerca do assunto.
Alguns manifestaram-se afirmando que, sendo apenas uma brincadeira, não é algo proibido ao cristão. “não dá pra ser ignorante e sair demonizando como alguns fazem, e dizem que mentir nem de brincadeira, poxa é uma brincadeira!!!, disse Bruno Ananias. “axo q tem nada de mais… Essa mentira q a biblia fala é a permanente, q se aproveita para enganação.”, disse Lúcio Guaratto. “a brincadeira de hoje (mentir e depois contar a verdade) não é mentira, é apenas uma brincadeira. #xômentira”, disse ainda o represantante do Blog Razoável.
Outros manifestaram-se radicalmente contra a mentira, mesmo que seja apenas uma brincadeira – posição essa que alcançou a maioria. Ju Scancari disse: “não acho apenas uma brincadeira,concordo que o diabo é o pai da mentira,e nós como critãos não devemos nos espelhar nele!!!”. Alberto Duarti afirmou: “Mentira é mentira, independente de pequena, grande ou de brincadeira… é mentira e vem do inimigo”. Rogerio Macedo, por sua vez, falou: “Não devemos fazer a vontade desse mundo, mas a de Deus, e Ele próprio disse que os mentirosos não entrarão em Seu Reino.”.
Entretanto, alguns dos usuários do microblogging levantaram um questionamento interessante. Helder A. Silva disse “Um enigma: Jose (do Egito) mentiu ao dizer q a taca havia sido roubada pelo seu irmao, encenou tudo, e Deus se agradou no fim :) ”; André Marques falou: “Sansão também mentia a respeito de onde vinha sua força.”; e também Lúcio Guaratto, que lembrou “Toda mentira é reprovada? E a mentira de Raabe?”.
Então, qual a sua opinião? Manifeste-se nos comentários desta notícia se você acha certo o cristão participar da brincadeira do Dia da Mentira ou não.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário