quarta-feira, 20 de abril de 2011

Questões Teologicas 2 Parte

Explicação dos itens d, e, f, g, h: A inspiração verbal plenária fica assim estabelecida. Em Gn. 3:15 o pronome Hebraico está no Gênero masculino, pois se refere exclusivamente a Cristo ( Ele te ferirá a cabeça...). Em Gl. 3:16 Paulo faz citação de um substantivo Hebraico que está no singular, fazendo também,referencia exclusiva a Cristo. Em Ef. 4:30 e Gl. 3:13 o verbo perdoar encontra-se, no Grego no modo particípio e no tempo presente, o que significa que o perdão judicial de Deus realizado no passado, quando aceitamos por revelação a Cristo estende-se por toda a nossa vida, abrangendo o perdão dos pecados do passado, do presente, e do futuro (I Jo. 1:9 trata-se do perdão do pecado domestico e não do judicial). Jesus Cristo reconheceu a inspiração verbal plenária quando declarou que nem um til (a menor letra do alfabeto Hebraico) seria omitido da Lei (Mt. 5:18 e Lc. 16:17).
6) O que é Iluminação?
  Iluminação é a influencia ou ministério do Espírito Santo que capacita todos os que estão num relacionamento correto com Deus para entender as Escrituras (I Co. 2:12; Lc. 24:32-45; I Jo. 2:27).
A iluminação não inclui a responsabilidade de acrescentar algo às Escrituras (revelação) e nem inclui uma transmissão infalível na linguagem (inspiração) daquele que o Espírito Santo ensina.
A iluminação é diferenciada da revelação e da inspiração no fato de ser prometida a todos os crentes, pois não depende de escolha soberana, mas de ajustamento ao Espírito Santo. Além disso, a iluminação admite graus podendo aumentar ou diminuir (Ef. 1:16-18; 4:23; Cl. 1:19).
A iluminação não se limita a questões comuns, mas pode atingir as coisas profundas de Deus (I Co. 2:10) porque o Mestre divino esta no coração  do crente e, portanto, ele não houve uma voz falando  de fora e em determinado momento, mas a mente e o coração são sobrenaturalmente despertados de dentro (I Co. 2:16).Este despertamento do Espírito pode prejudicado pelo pecado, pois é dito que o cristão que é espiritual discerne todas as coisas (I Co. 2:15), ao passo aquele que é carnal não pode receber as verdades mais profundas de Deus que são comparadas ao alimento solido (I Co. 2:15; 3:1-3; Hb. 5:12-14).   
7) O que é um atributo quando relacionado a Deus?
Em geral, atributo é uma característica ou qualidade usada para descrever um objeto ou uma pessoa. Quando se trata dos atributos de Deus, os teólogos chamam atenção para as características ou qualidades essenciais ao nosso entendimento dele, à medida que ele se relaciona conosco como seres criados. Pode ser definido como qualidade ou característica essencial, permanente, distintiva e que pode ser afirmada, como por exemplo, a cor ou um perfume de uma rosa. Esse é um atributo relacionado a Deus, Deus é eterno, o que ele é hoje sempre o será. 
8) O que é atributo natural de Deus? Usando a Bíblia mencione cinco deles
1. A vida de Deus: “Vida é um termo que não pode ser totalmente definido. A ciência define-a como correspondência entre órgão e ambiente. Aplicadas, porem, a Deus, há de significar muito mais do que isso, visto que Deus não tem ambiente. A vida de Deus é sua atividade de pensamento, sentimento e vontade. É o movimento total e intimo de seu ser que O capacita a formar propósitos sábios, Santos e amorosos, e a executá-los”.  Realidade Bíblica da vida como atributo de Divino: (Jo. 5:26; Jr. 10:10; At. 14:15; Sl. 94:9-10). A vida de Deus como Atributo é Ilustrada e demonstrada nas Escrituras. (I Ts. 1:9; Hc. 2:18-20). Deus tem vida; Ele ouve, vê,
Sente e, portanto, é um ser vivo.
  2. A Espiritualidade de Deus: Essa verdade se opõe ao falso ensino do materialismo, que afirma que os fatos da experiência devem ser todos explicados atribuindo-os às realidades, atividades leis da substancia física ou material. O materialismo despreza a distinção entre mente e matéria, e atribui todos os fenômenos do mundo (aqueles que são evidentes) às funções da matéria.  O ensino do Antigo Testamento torna claro que Deus, em seu ser essencial, é espírito e, nessa qualidade, é imaterial e, portanto não pode ser visto pelo olho material nem pode ser representado por coisas materiais.
 Pelo ensino do Novo Testamento é evidente que Deus é espírito, sem carne e sem ossos, e, portanto não cai dentro do alcance da visão física, nem é capaz de correta representação material, por causa de Sua natureza essencialmente espiritual. Realidade Bíblica no Novo Testamento: (Lc. 24:39; I Tm. 1:17; Cl 1:15; At 17:22-29; 14:8-18).
3. A Personalidade de Deus: Essa é a verdade contraria ao Panteísmo, que ensina que Deus é tudo e tudo é Deus; que Deus é o universo e o universo é Deus; que Ele não tem existência separada e distinta. Pode-se definir personalidade como existência dotada de auto-consciencia e do poder de auto-determinação. Podemos ver isso pelos nomes dados a Deus que revelam personalidade. Tudo que significa para nós o nome de Jesus, significa “Jeová” para o antigo Israel. a) “EU SOU” Ex 3:14; Jo 8: 58) ‘EU SOU O QUE SOU” é o pensamento que fica por trás do nome “Jeová”. Três coisas estão ali envolvidas: a auto-suficiência de Deus, sua absoluta soberania e sua imutabilidade.
 b) “Jeová Jiré” (o Senhor proverá) Gn 22:13-14.
c) “Jeová Nissi” (o Senhor é nossa Bandeira”. Êx 17:15.
d) “Jeová Ropeca” (o Senhor que sara) Êx 15:26.
 e) “Jeová Shalom” (o Senhor nossa Paz” Jz 6:24.
f) “Jeová Raa” (o Senhor é o meu pastor) Sl 23:1.
g) “Jeová Tsidequenu” (o Senhor Justiça Nossa” Jr 23:6.
h) “Jeová Sabaote” (o Senhor dos Exércitos) I Sm 1:3.
i) “Jeová Samá” (o Senhor está presente) Ez 48:35.
j) “Jeová Elion” (Senhor Altíssimo) Sl 97:9.
k) “Jeová Micadiskim” (o Senhor que vos santifica) Êx 31:13. Os nomes que são atribuídos a Deus, nas Escrituras, subtendem relações e ações pessoais, e estas, por sua vez indicam personalidade. Pronomes: I Tu e te. Jo 17:3. II Ele e lhe. Sl 116:1, 2. Os pronomes pessoais que são usados a respeito de Deus subentendem Sua personalidade.
Pb. João Batista de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário