sexta-feira, 6 de maio de 2011

VIVEMOS UMA CRISE DE ÉTICA?


VIVEMOS UMA CRISE DE ÉTICA?
As igrejas evangélicas vivem uma crise de ética? Os pastores preservam as Escrituras ou repetem nos púlpitos a famosa ‘cultura do jeitinho’? Mas o que é mesmo ética? A definição encontrada no dicionário caracteriza-a como um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.                         
 O escritor John Maxwell no livro Ética é o Melhor Negócio, da Editora Mundo Cristão, escreve que as pessoas fazem uma opção antiética por três razões. A primeira é porque agem de acordo com a conveniência. Se uma mentira favorece, a tendência é optar por esse caminho. A segunda é que nunca jogam para perder. “Poucas pessoas se sentem confortáveis com a idéia de serem desonestas, mas ninguém gosta de sair perdendo”, afirma o autor. Por último, as pessoas relativizam as escolhas. Optam em fazer aquilo que é certo de acordo com as circunstâncias. Maxwell continua: “Cada um segue seu próprio padrão ético. Enquanto, no passado, nossas decisões eram baseadas na ética, hoje é nossa ética que se baseia nas decisões que tomamos. Se é bom para mim, então é bom."  O curioso é que nem sempre o ser humano age de acordo com a integridade que exige de outras pessoas                          
 VOCÊ ACHAQUE SEU PASTOR É ÉTICO?                                                                                           

Uma pesquisa formulada com o título acima pelo portal Elnet (www.elnet.com.br),no período de uma semana, com participação de 5.008 pessoas, trouxe o seguinte resultado:
Não tenho como avaliar – 4.4 %
Sim, em todas as atividades da igreja – 22.3 %
Sim, em apenas algumas atividades da igreja – 34.1 %
Não, ele é completamente antiético – 1.7 %
Não, porque ele transparece falta de ética em algumas atividades – 37.6 %                                                                                                                 
OS NOVE "NUNCA" DO MINISTRO
1) Nunca convide membros de outras igrejas para se filiarem à sua. 
2) Nunca tome partido numa questão antes de ouvir os dois lados. 
3) Nunca deixe de pregar a Palavra com medo de ofender as pessoas. 
4) Nunca use o púlpito para atacar pessoas ou descarregar suas ansiedades e preocupações pessoais.
5) Nunca fale do púlpito sobre experiências de aconselhamento sem autorização. 
6) Nunca faça promessas que não possa cumprir.
7) Nunca manuseie finanças da igreja (deve haver um tesoureiro e uma comissão). 
8) Nunca subestime a história de sua igreja e o ministério anterior ao seu. 
9) Nunca se isole no ministério.                                                                                                                    

Fonte: Transparência no Ministério (Edison Queiróz), Editora Vida                                                       

Uma forma de um líder ser íntegro, segundo Montosa, é adotar o hábito de prestar contas. “É difícil e exige coragem, mas protege”. Quanto ao poder, alternar o comando pode salvar um ministério e uma vida. Regras, cobranças e ameaças não levam as pessoas a agirem com honestidade, pureza, respeito e amor. Fazer a vontade de Deus é atitude de fé e não resultado de normas                                                                                                                               
PARA ENTENDER A ÉTICA
Ética: A filosofia moral, ou a divisão da filosofia, que envolve o estudo do modo como devem viver os homens. A ética se concentra em questões que envolvem o correto e o impróprio. Ética cristã: O estudo de como os homens devem viver do modo como foi informado pela Bíblia, pela tradição e pelas convicções cristãs. Ética evangélica: O projeto de envolver-se com a reflexão moral, lançando mão de compromissos teológicos e morais, juntamente à visão da realidade, que caracterizam os cristãos evangélicos. Os evangélicos encontram a norma para a orientação moral na revelação bíblica, em oposição à razão humana, à consciência individual ou à lei natural. A vida moral vem à luz a partir do trabalho transformador do Espírito Santo, que renova o caráter do crente por meio do novo nascimento. Essa renovação envolve o “pôr de lado” as velhas formas de vida e o ato de “assumir” a nova vida disponível por meio da união com Jesus Cristo.    Fonte: Dicionário de Ética (Stanley J. Grenz & Jay T. Smith), Editora Vida.                                                                                                                             
João Batista de Lima


2 comentários:

  1. Como diz o escritor, sempre procuramos uma maneira de fazer com que nossa ética (a que achamos correta prevaleça em nossas decisões). Não somos humildes o bastante para reconhecer nossa depravação, nossa falta de bom senso,Nossa carência de dependência divina.É imprescindível uma análise do eu,do ser, para começarmos a dar alguns passos em busca de uma vida ética.

    ResponderExcluir
  2. Na disciplina da ética Cristã,o contextualismo, em termos amplos, é um método pelo qual a avaliação moral de pessoas, atos, cursos de ação ou politicas são feitas com base em considerações psicológicas, relações e sócio-políticas,percepções filosóficas e perspectivas Bíblicas e teológicas. Alguns dos éticos mais importantes do Cristianismo que adotaram essa metodologia são Paul Lehman, Gilson Winter, Gordon Kaufman e joseph Sittler. Hoje o que se vemos é o absolutismo,o homem agindo em nome de Deus com sua propria "ética" como se ele fosse o senhor da ética! que possamos refletir sobre o que estamos fazendo como povo de Deus.

    ResponderExcluir