segunda-feira, 30 de maio de 2011

Transformando a visão em ação. 2 Parte


Texto: Atos 13. 1-4:
Tema: Transformando a visão em ação.

II. Deus pode quebrar todo e qualquer paradigma.
A igreja vai se formando, o tempo vai passando e ela vai construindo suas próprias tradições, ao ponto de achar que, a pintura do templo não pode mudar, que a toalha que esta lá na mesa não pode ser tirada porque ela já é santa também, e ai uma série de paradigmas que vão sendo estabelecidos que vão roubando da igreja a verdadeira visão que ela deveria ter. E o paradigma tem essa capacidade de parar, de engessar, é um tipo de coisa fechada que não se abre pra nada. E eu encontro aqui dois paradigmas, um paradigma é quebrado quando Deus converte Saulo, o outro paradigma Deus quebra quando ele converte Cornélio.  Quais são esses dois paradigmas que precisa ser quebrados para desembocar na visão que Antioquia vai ter? E que nós precisamos ter?
Primeiro. O paradigma de uma missão sem teologia.
Esse era o paradigma de Saulo de Tarso, aos poucos, Saulo e todo e qualquer Judeu, estão fanaticamente envolvidos na missão de fazer o Judaísmo prevalecer, de preservar o Judaísmo, que essa missão é fanaticamente absorvida e que eles se esquecem de observar a teologia que diz que Jesus é o Cristo, Saulo esta saindo de Jerusalém, indo para tarso exatamente fazer o que? Prender crentes, botá-los na prisão, por que eles representam ameaça para o seu Judaismo. E se tem uma coisa que Paulo é, é homem de missão, e a faz com coragem e determinação, mas a sua missão é equivocada porque a sua teologia é equivocada, e todas as vezes que a gente abraça uma missão destituída da verdadeira teologia essa missão se transforma em ideologia. E talvez seja isso o que aconteceu com a igreja desse Brasil sobre muitos aspectos, abraçou-se a missão do crescimento, e do crescimento pelo crescimento, e como essa missão não tem teologia ela desemboca nas mais diversas das ideologias. Ideologia de empreendimento religioso, ideologia empresarial, ideologia sincretista, ideologia pra gente ganhar dinheiro, ideologia pra gente ficar rico. Isso não é missão isso é ideologia, e o que é ideologia? É a idéia da ciência e a ciência enquanto idéia, ou seja, eu pego a minha idéia e a transformo em ciência, transformo em logia, transformo em estudo, transformo em alguma coisa fechado e digo, essa é a minha teologia, mais às vezes não é teologia é ideologia, e toda missão que não esta precedida de uma teologia sadia, ela pode ser a melhor das missões, mais ela é contra Deus, porque se ela for contraria a palavra de Deus ela não agrada a Deus e o exemplo disso é Babel, Babel é um projeto extraordinário, aquela gente tem uma missão e está disposto a morrer por aquela missão de chegar até o céu, mais ela se contrapõe a teologia, ela é contra a Bíblia na medida em que, Deus manda que eles se horizontalize e eles querem se verticalizar, Deus manda multiplicar e encher a terra, eles não querem encher a terra mas, chegarem no céu. Deus sempre deu a missão do homem ser homem, mais o homem sempre quis ser Deus, Deus deu a missão do homem cuidar da terra, mais ele quis sempre chegar no céu, deixa pra chegar no céu na hora certa, por que se não a nossa escatologia se torna em alguma coisa escapista. Toda missão que não precede da palavra de Deus, ela não agrada a Deus.
Eu acho interessante por que Saulo está em uma missão imbuída, e pensa que ta agradando a Deus e de repente ele descobre que esta perseguindo Deus, ele ta indo contra Deus. Você já imaginou você lá no seu campo missionário, lá na sua igreja desenvolvendo o seu ministério, com toda sua energia, reunião após reunião, visitas após visitas, pregação após pregação, e descobre que está lutando contra Deus? É isso que Saulo descobre que toda aquela missão que ele estava desenvolvendo era contra Deus. Sabe por quê? Por que a sua teologia era equivocada. Então essa dicotomia não pode existir, da gente achar que possa existir missão sem teologia. Um segundo paradigma é quebrado com a conversão de Cornélio, e esse é ao contrario.
Segundo. O paradigma da teologia sem missão.
Qual era a teologia da igreja de Antioquia ate Deus fazer tudo isso? Era a teologia de que Deus só podia salvar Judeu. E essa teologia de que Deus só salvava Judeu, castrou a igreja da missão, não tinha missão, ora, se Deus só salva Judeu e se a gente já ta aqui alcançando todo mundo, então a missão acabou, nada de Cornélio, nada de Gentios, e muitos de nós estamos vivendo uma teologia dentro de nossas igrejas sem missão. O problema da teologia sem missão é que ela se encerra em si mesma, transforma a igreja em gueto e é incapaz de transcender as paredes do próprio templo. Historicamente nós temos uma capacidade de achar que a teologia subsiste sem missão. A teologia existe para ser proclamada, e o que é proclamação se não a missão? Mais Pedro diz: nós temos a teologia e a nossa teologia é altamente organizada, a nossa teologia é para ortodoxo nenhum botar defeito, veja o que a gente crê. A gente crê que Jesus é enviado de Deus, a gente crê que ele ressuscitou, a gente crê que o Espírito Santo veio no dia de pentecoste, a gente crê que Jesus vai voltar, a gente crê em todas essas verdades. Só tem um problema, a gente crê que é só para gente aqui. E o gentio lá do outro lado ta perguntando para que serve essa teologia? Se não faz com que esse Cristo de vocês chegue aqui ate nós? Para que é que serve uma teologia que não produz obra?  Para que é que serve uma teologia que não muda caráter? Para que é que serve uma teologia que não tira a hipocrisia do nosso coração e não faz com que a gente pare de mentir? Para que é que serve uma teologia que não muda nada nem ninguém? Nós precisamos de uma teologia que nos leve a missão, o fato é que, Deus resolve desorganizar a teologia de Pedro, por que quando Pedro tem aquela visão onde Deus diz mata e come, ele diz, de maneira nenhuma eu vou comer esse negócio, mas, lá na frente chega alguém enviado da parte de Deus, e esse alguém ta levando Pedro para pregar para Cornélio, quando ele chega lá ele começa a entender alguma coisa, a Bíblia diz que Pedro abriu a boca, e quando ele abriu a boca no verso 34 do capitulo10, ele então começou a pregar, eu vou chegar no versículo 44 do capitulo 10, o texto, “dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram e os fieis que eram da circuncisão que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre gentio”. Veja o problema maior no verso 46, “pois os ouviam falar em línguas e engrandecer a Deus, então perguntou Pedro”, Pedro agora ta confuso, a teologia dele agora se desorganizou, verso 47, “pode alguém recusar a água para que não sejam batizados estes que também receberam como nós o Espírito Santo?” Verso 48, “e mandou que fossem batizados em nome do Senhor”. 

O que é que Pedro ta dizendo? Ora, se o Espírito Santo habitou nessa gente, por que é que eu não vou batizar com água? E ai Pedro que se prepare, por que agora ele vai ter que se explicar diante do concilio da igreja. Por que ele agora produziu uma desorganização na teologia de Jerusalém que até então tava tudo muito claro.
Não batiza-se, não prega-se, não da cargos para nenhum gentio, afinal de contas esse pessoal é incircunciso, e se eles não fazem parte do DNA de Abraão, fica de fora. Agora Pedro vai para Jerusalém, e o que ele vai fazer quando chegar lá? Capitulo 11. Olha Pedro aqui explicando para o concilio, versículo 15 ao 18. Quando comecei a falar caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio, lembrei-me então, de que o Senhor dissera: João, certamente batizou com água, mais vós sereis batizados com o Espírito Santo, conclusão de Pedro, portanto se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para que pudesse resistir a Deus. Ouvindo eles essas coisas apaziguaram-se e glorificaram a Deus dizendo: na verdade até aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida. Percebam um fato importante, será que Pedro virou pragmático, abriu mão da teologia em nome da missão? Não! Ele apenas redescobriu um princípio teológico que estava desconhecido. Ele coloca isso no versículo 16. “Lembrei-me então de que o Senhor dissera: João certamente batizou com água, mais vós sereis batizados com o Espírito Santo”, é como se ele dissesse que lembrou de um ponto que havia esquecido na sua teologia, e que ele precisava resgatá-lo, do contrario, a sua missão iria destruir a teologia, não iria construir missão. Ele teve então que repensar a sua teologia. A verdade é que todos nós na nossa caminhada precisamos repensar a missão, a teologia, o discurso, o comportamento e que precisamos estar abertos á palavra de Deus. Por que na hora em que nós nos fechamos em torno das nossas ideologias perdemos de foco, tanto a teologia quanto a visão, que teologia deixa de ser teologia, missão passa a ser ativismo religioso, e a ortodoxia passa a ser alguma coisa morta e estéreo. Devemos viver uma missão que pregue contra uma missão com a cara de um neo pentecostalismo e um esoterismo religioso sem fundamento que não produz nem espiritualidade nem convicção doutrinaria. Daí por que eu me sinto na liberdade de dizer o seguinte: precisamos de uma educação teológica orientada para a evangelização, de uma evangelização de conteúdo teológico, que apresentem as dimensões mais amplas do evangelho. Somente pela teologia podemos corrigir os equívocos do evangelismo moderno, somente pelo evangelismo as verdades teológicas tornam-se conhecidas do homem pecador, precisamos de evangelistas que se utilize da teologia na pregação e precisamos de teólogos que tenham compromisso com a missão. Admitimos que não encontramos tanta gente assim, no entanto trago a memória o exemplo do Congregacional Johnatan Edward, que foi filósofo, teólogo, pastor e um extraordinário evangelista poderosamente usado por Deus no grande avivamento americano nos anos 34 e 35 do Século XVIII. Nesse sentido cabe bem as palavras de John Make, que diz o seguinte: ”as teologias, os teólogos, os seminários teológicos, devem por tanto ser missionários, a igreja não tem hoje diante de si uma tarefa missionária mais importante que a tarefa teológica, o entendimento das pessoas devem ser iluminado, e os seus corações incendiados.” O que é que ele ta dizendo? Quem lida com missões se volte para missão, para teologia, por que ai vai ter tanto a mente iluminada quanto o coração incendiado. E se a mente tiver iluminado pelo Espírito e por uma teologia Biblica, e o coração tiver incendiado pela missão, a gente não vai precisar viver uma dicotomia entre uma coisa e outra por que se as duas são de Deus que andemos de acordo com as duas. Uma não é contra a outra, uma completa a outra e uma depende da outra, para que Deus seja glorificado.
Esses são os dois paradigmas que Deus resolve quebrar. Eu não sei quantos paradigmas temos em nossa missão, mais eu sei que Deus é poderoso para quebrar os que ele ver que esta emperrando a sua obra e nos fazer ter mais compromisso com a verdade e a teologia ortodoxa.
Continua na próxima postagem! Pb. João Batista de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário