domingo, 8 de maio de 2011

Questões de teologia sistematica Parte 4


10. Definição do que é Trindade.
A doutrina cristã de Deus é caracterizada por sua ênfase numa divindade de três em um, ou seja, a coexistência eterna do Pai, Filho e Espírito Santo na vida pessoal eterna da divindade. A trindade, portanto, são três pessoas eternamente inter-constituidas, inter-relacionadas, inter-existentes e, por conseguinte, inseparáveis dentro de um único ser e de uma única substancia e essência. Dt 6:4; Is 43:10; 44:6; 45:5. O Deus único, o tema de toda revelação divina é auto-revelado como a Bíblia autoritariamente ensina – como Pai invisível (de quem procede toda revelação), o Filho (que media e objetivamente encarna esta revelação em uma manifestação histórica) e o Espírito Santo (que é divinamente derramado e subjetivamente aplica essa revelação aos homens).
11. Justifique biblicamente a existência da trindade no velho e no Novo Testamento.
Assim diz o SENHOR, rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos exércitos: “Eu sou o primeiro e o ultimo, e além de mim não há Deus.”
O Antigo Testamento insiste constantemente em que há somente um Deus, o auto-revelado Criador, que deve ser adorado e amado com exclusividade (Dt 6:4, 5; Is 44:6; 45:25), O Novo Testamento confirma-o (Mc 12:29,30; 1 Co 8:4; Ef: 4,6; 1 Tm 2:5), porém fala de três agentes pessoais, Pai, Filho e Espírito Santo, que operam juntos em forma de equipe para efetivar a salvação (Ef 1:3-14; 2 Ts 2:13,14; 1 Pe 1:2).
Em Genesis 1 e 26 deixa bem claro a  operação da Trindade na criação do homem. João 1 e 1 confirma a existência da Trindade. A revelação no Antigo Testamento era perfeita, mas incompleta; no Novo Testamento é perfeita e completa (Jo 14:9; Hb 1:1, 2). O verbo era Deus. O verbo tinha a natureza divina. O Filho está destacado na trindade assim como o Pai e o Espírito Santo. Outra afirmação da trindade em exercício na criação se encontra em Cl 1:16,17.  
12. O que é a providencia de Deus? Cite três fatos bíblicos onde a providencia de Deus pode ser observada.
As obras da providencia de Deus são a mais santa, sábia e poderosa preservação e direção de todas as criaturas e de todas as ações. Se a Criação foi um exercício único da energia divina ao fazer que o mundo existisse, a providencia é um exercício continuo da mesma energia, pela qual o Criador, de acordo com sua própria vontade, (a) mantém todas as criaturas como seres, (b) envolve-se em todos os eventos, e (c) dirige todas as coisas a seu fim determinado. A sorte se lança ao regaço, mas do SENHOR procede toda decisão. Provérbios 16.33”.  

 Fenômenos da Natureza

Os fenômenos da natureza como o vento e o terremoto, por exemplo, são usados para o cumprimento dos propósitos providenciais de Deus. Eles são instrumentos do Todo-Poderoso que tem todas os elementos da criação nas suas mãos para que ele se sirva deles.
Um exemplo típico dessa uso está na libertação que Deus deu a Paulo e a Silas da prisão. Enquanto eles cantavam louvores a Deus, certamente pela glória de sofrerem pelo nome de Cristo,  At 16.26 - “de repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos”.
Deus age providencialmente em todos os estágios da vida humana.

1. Ele age providencialmente na multiplicação da raça humana.

Deus está preocupado com a procriação. Ele ordenou a multiplicação dos seres humanos para a preservação da raça. Uma das primeiras ordens que Deus deu a Adão e Eva foi “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” (Gn 1.28). Mesmo depois da eliminação quase que total da raça, por causa do pecado, nos tempos de Noé, Deus preservou a família de Noé e novamente a ordem originária da criação reapareceu: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gn 9.1). Esta ordem nunca foi retirada. As famílias são a célula básica da sociedade humana até o final. Portanto, não há nenhuma objeção e nenhum impedimento para que os membros da raça das gerações futuras casem-se e tenham filhos. Esse mandamento deve ser obedecido, conquanto seja uma obediência consciente, responsável onde os filhos colocados no mundo desfrutem, no mínimo, das condições básicas da vida, ou seja, que tenham pão, veste e l2. E ugar onde morar com decência.

2.Ele age providencialmente na concepção e nascimento dos seres humanos

Deus cuida de nós desde a nossa concepção. Extasiado com o modo como Deus nos faz, o salmista diz: “Graças de dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.”(Sl 139.14). Então, o salmista , nos versos subseqüentes, passa a descrever o cuidado de Deus na formação do ser humano e não podemos escapar de partilhar também do espanto de Davi. É assombroso como a providência encontra meios tão lindos e preciosos para nos trazer à existência e nos dar forma!
Também ele cuida de nós, providenciando o lugar de nosso nascimento, o tempo do nosso nascimento e as pessoas de quem somos nascidos. Nada escapa do controle e governo maravilhoso de nosso Deus. Não é por acaso que nascemos num determinado lugar; não é por acaso que nascemos num determinado tempo; não é por acaso que nascemos dos nossos pais. Tudo de nossa vida é produto da vontade providencial de Deus. O autor de Eclesiastes diz de maneira muito clara e simples: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer” (3.1-2).

3. Ele age providencialmente em todos os dias dos seres humanos

Depois que nascemos de nossa mãe, Deus em sua providência, faz com que o corpo materno produza naturalmente o leite para o nosso sustento, produção essa que independe da vontade da mãe. É parte das providências o sustento dos recém nascidos.  É um “dom de Deus para o homem poder comer, beber e desfrutar todo bem de todo o seu trabalho” (Ec 3.13). Não é somente o dom de poder comer e beber que Deus nos dá, mas o conteúdo do que bebemos e comemos. Por isso, o salmista diz que Deus “dá de comer a toda a carne” (Sl 136.25). providenciou água no deserto através da rocha que é Cristo (Êx 17.6).
13. A doutrina que estuda o homem do ponto de vista teológico chama-se  como?
Antropologia é derivada das palavras gregas anthrõpos (humano) e  logos (palavra), isto é, palavras ou ensino sobre a humanidade. A antropologia em geral se refere a qualquer estudo das condiçoes, habitos, costumes, relacionamentos e cultura da humanidade. Em sentido mais especifico e teológico, a antropologia apresenta os ensinamentos biblicos sobre o ser humano como criatura de Deus. A antropologia cristã reconhece ser o homem criado a imagem de Deus (IMAGO DEI), mas entende que de algumaforma o pecado afetou negativamente essa imagem. A antropologia interessa-se também pela constituição do ser humano, ou seja, a relação entre corpo, alma, Espírito e assim por diante.
14. Em relação à constituição do homem, descorra sobre as teorias existentes. Embase com a Bíblia a sua preferencia.
Em todo individuo normal, há um desejo intimo de conhecer algo sobre sua linhagem e historia ancestrais. E o que é verdade a nosso respeito na qualidade de homens e mulheres individuais, no que concerne à nossa origem, tembém é verdade acerca de nós na qualidade de representantes raciais da especie humana ou ordem de seres. Que é o homem e de onde ele veio?  
(1)  A teoria da evolução apresenta o homem como alguém se elevou de uma ordem inferior; ao passo que as Escrituras declaram que sua origem é derivada à ação criadora de Deus.
(2)  A teoria da evolução apresenta o homem como o resultado de sucessivas alteraçoes nas formas materiais devidas às latentes na materia; ao passo que as Escrituras declaram que o ser fisico do homem é resultado da ação de Deus, que partiu do exterior.

(3)
A teoria da evolução apresenta o homem como o climax do desenvolvimento que ascendeu desde as formas mais inferiores de vida animal; ao passo que as Escrituras declaram que o homem pertence à ordem humana, distinta de todas as outras, e que passou a ter seu ser de modo imediato e direto. 
 Pb. João Batista de Lima.     

8 comentários:

  1. A paz de Cristo!
    Tenho sede de aprender da palavra e encontrei na internet um questionário, interessante é que estou quebrando a cabeça para responder todas as questões. O Pb, poderia me orientar? Att, Fábio.
    Sengue o Questionário.
    1. O que é Revelação segundo a Bíblia?
    2. O que é Inspiração da Bíblia? Justifique biblicamente a resposta.?
    3. Descreva sucintamente sobre as teorias da Inspiração da Bíblia?
    4. O que é um atributo quando relacionado a Deus?
    5. O que é atributo natural de Deus? Usando a Bíblia, mencione cinco
    deles.
    6. O que é atributo moral de Deus? Usando a Bíblia, mencione cinco
    deles.
    7. Defina o que é Trindade?
    8. Justifique biblicamente a existência da Trindade no Velho e no Novo
    Testamento.
    9. O que é a Providência de Deus? Cite três fatos bíblicos onde a
    Providência de Deus pode ser observada.
    10. A doutrina que estuda o homem do ponto de vista teológico chama-se
    11. Em relação à constituição do homem, discorra sobre as teorias
    existentes. Embase com a Bíblia a sua preferência.
    12. Sobre a origem da alma, quais são as teorias existentes? Descreva-as
    sucintamente.
    13. O que é a imago Dei?
    14. O que é pecado?
    15. Quais as consequências do pecado sobre o ser humano?
    16. Justifique biblicamente a morte em seus aspectos físico, espiritual e
    eterno?
    17. Prove biblicamente a natureza humana de Cristo?
    18. Prove biblicamente a natureza divina de Cristo?
    19. O que é união hipostática das naturezas de Cristo. Justifique
    biblicamente a resposta.?
    20. Quais são os estágios do Estado de Humilhação de Cristo?
    Justifique biblicamente a resposta?
    21. Quais são os estágios do Estado de Exaltação de Cristo? Justifique
    biblicamente a resposta?
    22. Quais os Ofícios de Cristo? Descreva sucintamente cada um deles
    provando-os biblicamente.
    O que é Arminianismo e qual a seqüência dos passos ensinados pelo
    mesmo quanto à ordem dos decretos de Deus, no que se refere à
    salvação?
    23. O que é Calvinismo e qual a seqüência dos passos ensinados pelo
    mesmo quanto à ordem dos decretos de Deus, no que se refere à
    salvação?
    24. O que é Justificação segundo a Bíblia. Prove biblicamente a
    resposta.
    25. O que é Santificação segundo a Bíblia. Prove biblicamente a
    resposta.
    26. Quais os aspectos teológicos da morte de nosso Senhor Jesus
    Cristo. Use a Bíblia na resposta.
    27. A Bíblia prova a existência de Deus ou não? 3. Se prova, como o
    faz?
    28. Pode-se sustentara a posição de que não existem ateus?
    29. Que são anjos?
    30. Existe uma gradação entre os anjos (maus e bons)? Comente o
    assunto à luz da Bíblia.
    31. O que é Escatologia?
    32. Quais os assuntos tratados em cada uma dessa divisão da
    Escatologia?
    33. Prove biblicamente a Segunda Vinda do Senhor?
    34. Prove biblicamente o Arrebatamento da Igreja?
    35. O que é o Juízo Final? Comprove biblicamente o assunto.
    36. O que é o Estado Eterno. Comprove biblicamente o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pergunta de n° 1- é a operação divina que comunica o homem fatos que a razão humana é insuficiente para conhecer I co-2:10

      Excluir
  2. Que tal estudar um pouco meu amado irmao! Ir atraz dessas respostas nos trara um pouco de aprendizado e sabedoria! É facil comprar um diploma. Quero ver sair. Preparado do curso. Da qual nesecita essas respostas. A grasa e paz.

    ResponderExcluir
  3. Amado Reverendo.
    Gostei muito dessas questões de teologia. Gostaria de saber como acessar as lições anteriores e as posteriores (se houver) para continuar aprendendo com o querido irmão.

    ResponderExcluir
  4. Amado Reverendo.
    Gostei muito dessas questões de teologia. Gostaria de saber como acessar as lições anteriores e as posteriores (se houver) para continuar aprendendo com o querido irmão.

    ResponderExcluir
  5. as perguntas estão muito conpricados pra entender gosto de ler muito tanto que fiz o seminario em menos de 3 meses e fiz todas as pravas no mesmo dias mas estas perguntas estão fora do meu entedimento ja li acho que mais 100 livro só neste ano

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos este blog foi raqueado e não é responsabilidade do citado Rev. João Batista os postes pois alguns foram alterados seus conteúdos. Grato a todos pela compreensão

    ResponderExcluir