sábado, 14 de maio de 2011

André Lázaro - Encontrando Bianca


Na versão feminina da peça audiovisual, o material educativo anti-homofobia mostra duas meninas namorando. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, afirma que o ministério teve dificuldades para decidir sobre manter ou tirar o beijo gay do filme. “Nós ficamos três meses discutindo um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Acabamos cortando o beijo”, afirmou o secretário durante a audiência. 
O material produzido ainda não foi replicado pelo MEC. A licitação para produzir kit para as 6 mil escolas pode ocorrer ainda este ano, mas a previsão de as peças serem distribuídas em 2010 foi interrompida pelo calor do debate presidencial. A proposta, considerada inovadora, de levar às escolas públicas um recorte do universo homossexual jovem para iniciar dentro da rede de ensino debate sobre a homofobia esbarrou no discurso conservador dos dois principais candidatos à Presidência. 
O secretário do MEC reconheceu a dificuldade de convencer as escolas a discutirem o tema e afirmou que o material é apenas complementar. “A gente já conseguiu impedir a discriminação em material didático, não conseguimos ainda que o material tivesse informações sobre o assunto. Tem um grau de tensão. Seria ilusório dizer que o MEC vai aceitar tudo. Não adianta produzir um material que é avançado para nós e a escola guardar.” 

Apesar de a abordagem sobre o adolescente homossexual estar longe de ser consenso, o combate à homofobia é uma bandeira que o ministério e as secretarias estaduais de educação tentam encampar. Pesquisa realizada pelas ONGs Reprolatina e Pathfinder percorreram escolas de 11 capitais brasileiras para identificar o comportamento de alunos, professores e gestores em relação a jovens homossexuais. Escolas de Manaus, de Porto Velho, de Goiânia, de Cuiabá, do Rio, de São Paulo, de Natal, de Curitiba, de Porto Alegre, de Belo Horizonte e de Recife receberam os pesquisadores que fizeram 1.406 entrevistas. 
O estudo mostrou quadro de tristeza, depressão, baixo rendimento escolar, evasão e suicídio entre os alunos gays, da 6ª à 9ª séries, vítimas de preconceito. “A pesquisa indica que, em diferente níveis, a homofobia é uma realidade entendida como normal. A menina negra é apontada como a representação mais vulnerável, mas nenhuma menina negra apanha do pai porque é pobre e negra”, compara Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil.

http://www.ogalileo.com.br 

Um comentário:

  1. Me faltam palavras para protesto diante de tanta ridicularidade! Muitas vezes chego a achar que hoje temos uma predominância de homossexuais pelo fato da sociedade apoiar com tanta veemência, como se isso fosse APENAS uma questão de escolha, o que nós sabemos que não é! Isso é na verdade uma grave condição espiritual (Conf. Rm 1; 1-32). Quem quiser negar, negue! Tal negativa não mudará as veracidades Bíblias! È como se estivesse "na moda" ser gay MISERICÓRDIA!

    Tenho amigos homossexuais e os amo, apesar de discordar plenamente de suas práticas homossexuais. Tenho amigos que enveredaram no "mundo" das drogas e os amo, apesar de discordar de sua práticas entopercentes. Falo assim para diferenciar crítica de julgamento. Eu não sou juíza para julgar, mas tenho minha democracia e senso para criticar.

    A paz irmã Grazianne

    ResponderExcluir