quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestra ministrada em Carnaubal na IPB I encontro de casais realizado pela UPH

IGREJA PRESBITERIANA DE MORADA NOVA
Rua: Expedicionário Moreno Nº 336
Centro. Cep. 62940-000 wwwipbmoradanova.blogspot.com
Pb. João Batista de Lima
Filhos Herança do Senhor!
Efésios 1. 3-14:
Introdução: Só possui herança quem é membro da família de Deus – Rm 8.14-17
Os versículos três em diante devem ser analisados do ponto de vista de quem faz uma adoração a Deus “Bendito o Deus e Pai...” (v. 3).
O ponto central é o que Deus por meio da obra histórica de Jesus Cristo, a fim de edificar a sua Nova sociedade no meio da velha sociedade. O sentido figurado de herança é universal no Novo Testamento.
a)      Herdar: O termo Grego é Klêronomeo, que significa basicamente obter por meio de um Kleros, ou “sorte”, e então receber no todo ou em parte um bem, uma propriedade de uma pessoa: Mt 5.; 19.29; 25.34.
b)      Herança: O substantivo Klêronomia é aquele que torna uma pessoa Klêronomos.  Apartir de seu uso no sentido literal de um bem a ser transmitido, ele se torna uma posse divina concedida em virtude da filiação da adoção. Esse significado deriva-se em grande parte do uso figurativo do termo no Antigo Testamento para designar a “ Herança” de Israel nacional em um corpo espiritual, que é o principal desenvolvimento do pensamento intestamentario.
Portanto, os pais que tem uma perspectiva espiritual reconhecem que fazer provisões para os da sua casa inclui dar instruções da Bíblia. Eles entendem que os filhos pertencem ao Senhor e que lhes foi confiado por Deus como sua herança, eles sabem que Deus vai requerer de volta o bem que lhe pertence, pois ele (O SENHOR) confiou aos cuidados dos pais essa herança inicial.
“Se os filhos aprenderem a aplicar os princípios piedosos na vida, estarão melhor equipados para o futuro”. Tal herança inclui também ajudá-los a cultivar um relacionamento pessoal com Deus, 1 Tm 6.19.
Já pensou em preparar o futuro espiritual dos seus filhos?
Deus nos predestinou e nos deu responsabilidades para cumprirmos, a soberania de Deus não tira a nossa responsabilidade.
Portanto, o que os pais devem aos filhos? Além de providenciar-les as necessidades materiais, os pais cristãos devem se certificar de que seus filhos recebem uma rica herança espiritual, que os beneficie para sempre. Assim se cumprirá as palavras do Senhor no Salmo 37. 18.
É importante deixar uma herança espiritual para nossos filhos, a Bíblia diz em Isaias 38. 19 “os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu faço; o pai fará notória aos filhos a tua herança.”
 Devemos prover uma herança de valores éticos e morais aos nossos filhos, lembre-se de que, Deus nos deu por herança os filhos mais Ele vai querê-los de volta, e nos cobrará se não cuidarmos bem deste bem que lhe pertence. Devemos nos lembrar de que, o Senhor nos predestinou e ao mesmo tempo nos tornou responsaveis, não é somente a lei da herança que conta para explicar nossa vida espiritual. Existe também a lei da responsabilidade, onde cada um responde por não cumprir com seus deveres, de instruir os filhos que o Senhor lhes deu por herança, para que os eduquem e os coloquem nos caminhos do Senhor.
No lar cristão deve ser transmitido um exemplo vivo e eficaz do verdadeiro cristianismo, as crianças devem ser ensinadas a falar com Deus sobre tudo, desde as decisões mais importantes até uma simples busca por uma vaga de estacionamento. É preciso que a fé se torne parte da vida diária dos filhos e também dos pais.
Uma maneira eficiente para se conseguir isso é dispor de tempo para a leitura e momento de oração regularmente com os filhos herdados de Deus, praticar a fé na rotina da vida familiar, Aplicando sempre os princípios cristãos ás situações da vida diária. Uma herança espiritual ergue uma muralha de segurança e proteção ao redor do lar. O privilegio de transmitir essa herança espiritual vai além dos limites do circulo familiar imediato, o eco de um lar verdadeiramente cristão pode espalhar-se e persistir muito tempo trazendo consigo a gloria do Senhor através de nossos esforços para cuidar bem da herança que ele nos confiou.  "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão" ( Sl 127:3 ).
    Toda herança familiar de fidelidade deve começar com alguém. Talvez em sua família o inicio seja com você, quem sabe assim não transferimos demandas, responsabilidades para algo que deve ser nosso. Uma professora da Escola Bíblica Dominical ensinava em sua classe de crianças que é Deus quem faz as pessoas boas, um menino disse, é verdade, mais as mães ajudam muito. E como!
No Novo Testamento nós encontramos duas nobres senhoras cuja fé influenciaram um rapaz que tornou-se um dos famosos homens do início da fé cristã. Era um homem em que residia uma fé aberta, honesta e viva em Deus. De onde vem a fé? Que passado e instruções ele teve para ser aquele tipo de cristão? A resposta a estas perguntas está em II Tm 1: 5, que diz "trazendo a memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti". Aqui estava uma senhora que cria em Deus. Ela passou essa fé confidente à sua filha. Aquelas duas senhoras passaram a fé delas ao seu filho e neto. Timóteo tornou-se um missionário, companheiro do apóstolo Paulo em seu trabalho de evangelização. Ele era fiel ao seu ministério. E o crédito disso estava depositado na criação dada por sua mãe e sua avó.
Esta é a herança que você também pode dar aos seus filhos amados.  O próprio Consolador enviado se interpõe como garantia da herança que recebemos. O penhor deve ter valor equivalente à dívida contraída, e nós que estamos em Cristo já recebemos o que é superior a própria herança: o Espírito Santo de Deus! Que garantia! Que segurança! Os cristãos foram selados com o Espírito Santo da promessa, o que é superior a própria herança. Mas, por que fomos selados? A resposta é: Para redenção da possessão adquirida por Deus. Descanse em Cristo!
Devemos adorar a Deus cuidando bem da herança que ele nos deu, os nossos filhos.  Quem adora, adora por aquilo que recebeu das mãos de Deus ou por reconhecer a sua grandeza. Do versículo três até o versículo doze, o contexto é de agradecimento por bênçãos recebidas. O contexto é de adoração, e toda e qualquer declaração de Paulo deve ser analisada com base na adoração.
Sobre a adoração é necessário observarmos que só há duas maneiras pelas quais se adora a Deus.
A primeira maneira é agradecer, fazendo referência aos benefícios recebidos. A segunda maneira é fazendo referência aos atributos de Deus. Não há outras maneiras de adoração além destas duas, ou seja,  que o homem possa render adoração ao Senhor
"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade"
Predestinados por Deus para serem filhos por adoção em Cristo. Tanto judeus quanto gentios eram filhos da ira, e por meio da graça do evangelho, são recebidos por filhos.
Observe que Deus, segundo a sua vontade quer filhos para si. Paulo demonstra que a vontade de Deus não é outra, senão que, por meio de Cristo, sejamos seus filhos.
O salmista diz que os filhos são herança do Senhor que o homem recebe, porém, ao gerar em Cristo filhos para si, Deus nos constituí 'herança' para si "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão" ( Sl 127:3 ).
Como responsável por esta herança do Senhor, temos que .
I. Amar os filhos:
O fato de que Deus dá filhos como um empréstimo sagrado, por esta razão, acima de todo o cuidado que lhes cabe dispensar aos filhos, está o amor.
1.       Amor sem reservas. O amor dos pais para com os filhos deve ter o seu inicio desde o momento em que é confirmada a gravidez da mãe. Deste modo o filho tem o direito de ser desejado e bem recebido como benção da parte de Deus.
2.       Tomando tempo para cada um. Conta-se que Suzana Wesley, a mãe do fundador do metodismo e do famoso evangelista  João Wesley, passava uma hora por semana a sós, com cada um dos seus dezenove filhos.
O fator-chave para a expressão do amor dos pais por seus filhos está no tempo dedicado à eles, e não no dinheiro gasto com eles, nem nos elaborados planos feitos para o seu futuro, mas, é no tempo que gastamos hoje com eles.
3.       Amando sem ter preferências.  Os pais devem ter o cuidado de não mostrar predileção por um filho mais do que por outro. Isso pode criar ciumes e rivalidades entre eles e assim causar muitos problemas familiares. Observe que Jacó teve muitos problemas por preferir a José. 
4.       Mostrando cortesia para com eles. Quando tratamos as crianças com a devida cortesia e respeito e que é controlar o tom de voz quando falar com eles, mostramos amor e ensinamos a agirem assim também. A experiência mostra que uma criança freqüentemente afagada e tratada com respeito pelos pais se torna mais dócil, e conseqüentemente mais fácil de ser conduzida.
5.       Sacrificando e orando por eles constantemente.  Provamos o nosso amor pelos nossos filhos quando assumimos deliberadamente toda a responsabilidade, sobre eles que pode até requerer o sacrifício desta responsabilidade somos levados a orar constantemente por eles, por que eles pertencem ao Senhor que é a quem haveremos de prestar contas por esta herança.
II. Instruir os filhos.
Instrução é a comunicação do conhecimento, secular ou religioso, enquanto treinamento visa o desenvolvimento das faculdades humanas. A criança será e fará aquilo para o que foi instruída. Uma vida espiritualmente nutrida na sã doutrina é que habilita uma pessoa a experimentar um relacionamento perpétuo com o seu Criador desde cedo.
Pais precisam ensinar e criar os filhos de modo que venham a amar o trabalho, ou quando em face a uma tarefa difícil, pelo menos tenham condições de dedicar-se a ela e realizá-la sem desfalecer. Todavia, se não instruí-los no trabalho, eles nunca serão  de muito valor para Deus, nem para si mesmo. Um cristão preguiçoso nunca faz nada para Deus. E Deus vai certamente cobrar de nós esta responsabilidade em relação a herança que ele nos deu para tomar de conta.
É uma herança de acordo com os eternos propósitos de Deus- Ef 1.11 – “Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,”
É uma herança selada pelo Espírito Santo – Ef 1.13-14 – “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Você já parou para pensar nessa afirmativa da palavra de Deus, no salmo 127.3. "Eis que os filhos são herança do Senhor"
Há filhos esperados, desejados, programados; há Filho que sua chegada é prenuncio de alegria e tempos diferentes, tempo de felicidade. Há Filhos que não são esperados, não são desejados, não são programados, e que para muitos não é prenuncio de bons tempos. Qual deles serão herança do Senhor?, a bíblia, palavra santa de Deus, nos diz, que os filhos, todos, são herança do Senhor! Amados não importa a condição, o momento, o planejamento, se foi ou não desejado, qualquer filho é herança do Senhor. Como herança de Deus deve ser recebido com alegria, com esperança, com carinho. Filho é vida, e vida só quem dá é Deus.

O casal, ou simplesmente a mãe, que tem a graça de receber de Deus a vida, uma nova vida, receba como benção, pois é isso que a Bíblia nos diz. Muitas mulheres que recebem essa noticia com tristeza, com apreensão; Pais que quando recebem a noticia, pensam primeiro no orçamento familiar, no quanto vão gastar. Outros pensam no trabalho que vão ter e acabam esquecendo as verdades da palavra de Deus. Sei que muitos  talvez estejam vivendo esse dilema. Talvez você é uma jovem que vai ser mãe, mas não se acha preparada para tal, e está muito confusa, receba teu filho como benção de Deus, como herança do Senhor. O salmo 37.5, diz "Entrega o teu caminho ao senhor confia Nele e Ele tudo fará". Você pode ser um jovem que está desempregado, e pensando: o que temos não dá nem para nós, como vamos criar uma criança? Deus te diz, -"Olhai as aves do céu, elas não fiam nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso pai celestial as alimenta. Receba está palavra do Senhor para tua vida hoje, teu filho é uma herança de Deus para tua vida! Creia na Palavra do Deus todo poderoso, e se Ele te escolheu para cuidar de uma herança sua, fazei-o com todo amor e confiança. Que Deus te abençoe!
Não é maravilhoso saber que nós deixamos uma herança que pertence ao Senhor. Qual é o porquê disso?
É simples: Deus usa e usará nossos filhos e nossas gerações futuras para estabelecer o seu Reino na Terra, para proclamar a Sua salvação, para estabelecer uma geração santa que tem intimidade verdadeira com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário