quinta-feira, 8 de setembro de 2011

IGREJA PRESBITERIANA DE MORADA NOVA

Rua: Expedicionário Moreno Nº 336
Centro. Cep. 62940-000 wwwipbmoradanova.blogspot.com
Pb. João Batista de Lima

Curso de Discipulado (2 Pe 1.19-21) 
 Lição nº1. Da Sagrada Escritura     Data: ___/___/___
Um dos maiores tesouros herdados pela humanidade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Verificamos que há dois grandes princípios interligados sobre os quais o cristianismo bíblico está fundamentado. Vamos considerar o primeiro deles. Principio 1:Toda a Bíblia e somente a Bíblia
As vezes, você encontrará esse principio, que os Reformadores tornaram famoso, escrito em latim: Toda Scriptura: Sola Scriptura. É o livro que desde os tempos antigos fala ao coração humano, desafiando, instruindo e apontando o caminho para a salvação em Cristo.
1.  Porque precisamos da Bíblia?
Leia Salmo 19.1-4. O Universo e o mundo que nos cerca, criados por Deus, revelam muitas coisas sobre Deus de um modo compreensível a pessoas de todas as línguas e culturas. Inspirada pelo Espírito Santo e preservada através dos tempos, a Escritura Sagrada precisa ser mais e mais conhecida, praticada e ensinada, pois ela é a nossa única regra de fé e prática.
“As Escrituras Sagradas—o Velho e o Novo Testamento—são a Palavra de Deus, a única regra de fé e obediência. Podemos saber que as Escrituras são a Palavra de Deus, pela sua majestade e pureza, pela harmonia de todas as suas partes e pelo propósito do seu conjunto, que é dar a Deus toda Gloria; pela sua luz e poder para converter os pecadores e para edificar e confortar aos crentes para salvação”.
Precisamos da Bíblia por que. Apesar de a criação falar-nos claramente sobre Deus, deixando-nos sem desculpas para ignorá-lo, há dois problemas.
Primeiro, Pelo fato de a humanidade ter-se afastado de Deus, ela agora está insensível as manifestações da criação sobre Deus, o Criador. Não devemos nos surpreender quando descrentes sustentam uma visão diferente sobre a origem de nosso mundo e não aceitam o ensino Bíblico. Na verdade, deveríamos esperar Por isso (Romanos 1.21) Leia 1 Coríntios 1.21 e 2.14. Muitas pessoas cultas não crêem (embora algumas sim!). O que esses versículos nos dizem sobre o motivo pelo qual elas não crêem? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segundo, Embora a criação fale sobre a existência e o poder de Deus, ela não fala sobre a coisa mais importante para a humanidade perdida e caída: a salvação do pecado e suas conseqüências. A criação fala o bastante sobre Deus a ponto de deixar as pessoas indesculpáveis por não acreditarem nele, mas não fala o suficiente às pessoas para habilitá-las
A encontrar o Salvador. Como Romanos 10.14 esclarece esse fato?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ O Espírito de Deus, porem, dando testemunho, pelas Escrituras e juntamente com elas, no coração do homem, é o único capaz de nos persuadir plenamente de que elas são a própria Palavra de Deus. (Catecismo Maior, 03, 04). Este estudo pretende destacar alguns aspectos gerais da Escritura Sagrada.
2. Escritura Sagrada—Revelação de Deus
Mas Deus, em sua graça, revelou-se em sua Palavra registrada na Bíblia, a Escritura Sagrada. Leia os seguintes versículos: Salmo 19.7,8; Mateus 4.4; 1 Pedro 1.23-25 Copie 2 Timóteo 3.15. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tudo o que sabemos sobre o Cristianismo nos foi revelado por Deus. Revelar significa “tirar o véu”. Tem a ver com remover a cobertura e descobrir algo que está encoberto. A especulação sobre Deus é mera tolice. Se quisermos conhecê-lo de verdade, temos de depender daquilo que ele revela sobre si mesmo. A Bíblia declara que Deus se revela de varias maneiras. Manifesta sua gloria na natureza e por meio dela. Revelou-se nos tempos antigos por meio de sonhos e visões. As marcas da sua providencia se manifestam nas paginas da Historia. Revela-se nas Escrituras inspiradas. O ponto mais alto da sua revelação é visualizado em Jesus Cristo, tornando-se ser humano – o que os teólogos chamam de “encarnação”. Somente a revelação pode desvendar os mistérios eternos. A experiência do homem tem demonstrado que a tendência da natureza humana é degenerar-se e seus caminhos ascendentes se sustêm unicamente quando é voltado para cima em comunicação direta com a revelação de Deus.
Leia Romanos 1.20. O que o texto diz? Copie o versículo. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Como podemos responder àqueles que dizem: “Mostre-me Deus e então acreditarei”?
Leia Atos 14.17. Escreva como você responderia! _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusão:
A Escritura é inspirada por Deus (2Tm 3.16,17; 2Pe 1.19-21)
É superior a Revelação natural (Sl 19.1-4;Rm 1.20)
Possibilita o conhecimento de Deus e de sua vontade (Is 8.20)
Apresenta o caminho da Salvação (Jo 5.39;6.45; Rm 15.4)      
Soli Deo Gloria. Pb. João Batista de Lima

Um comentário:

  1. Meus parabéns! ótimo trabalho;. o discipulado é alma da evangelização, espero que Deus continue te usando sempre para a Glória dEle somente!
    ass: Rev. João Ricardo Ferreira de França

    ResponderExcluir