quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curso de Discipulado Lição nº2. Escritura Sagrada Conjunto de livros

IGREJA PRESBITERIANA DE MORADA NOVA
Rua: Expedicionário Moreno Nº 336
Centro. Cep. 62940-000 wwwipbmoradanova.blogspot.com
Pb. João Batista de Lima

Curso de Discipulado
Lição nº2. Escritura Sagrada Conjunto de livros                                                  Data: ___/___/___
O que é a Bíblia?
Aprendemos de Jesus Cristo, o filho de Deus, que devemos aceitar os 39 livros do Antigo Testamento como a Palavra de Deus. Se, como cristãos, seguimos a Cristo, devemos segui-lo quanto a isso também. Para verificar como o Senhor Jesus Cristo referiu-se ao Antigo Testamento e como o empregou, veja Mateus 19.4-5; Marcos 7.9-13; Lucas 24.25-27; João 10.34-36. A que parte do Antigo Testamento se referem esses textos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cremos e confessamos que as Escrituras Canônicas dos Santos profetas e apóstolos dos dois Testamentos são a verdadeira Palavra de Deus; e que elas têm suficiente autoridade por si mesmas e não provêm dos homens, uma vez que o próprio Deus falou aos patriarcas, aos profetas e aos apóstolos, e ainda nos fala por intermédio das Santas Escrituras.
Os 27 livros do Novo Testamento foram escritos pelos apóstolos de Cristo e seus companheiros íntimos. Como os escritores do Antigo Testamento, esses homens escreveram sob especial inspiração do Espírito Santo de Deus, exatamente como Cristo havia prometido. Por exemplo, leia João 14.26 e 16. 13.  Seus escritos são postos no mesmo nível do Antigo Testamento (I Tessalonicenses 4.8; 2 Pedro 3.16) Consulte 2Pe 1.21 e 2 Timóteo 3.16. O que se entende pela inspiração do Espírito de Deus?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nestas Escrituras Sagradas a igreja universal de Cristo tem uma completa exposição de tudo o que se refere à fé salvadora e ao padrão de uma vida aceitável para Deus; e a esse respeito, Deus ordena expressamente que a ela nada seja acrescentado ou que dela nada seja retirado (Apocalipse 22. 18-19).
Toda a Escritura é para ser aceita como Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. Segundo Jesus, o Antigo Testamento é a infalível revelação de Deus ao ser humano (Mateus 5. 17-18;). Mais tarde Jesus prometeu que aquilo que seus apóstolos escreveriam seria verdade revelada (João 14.26; 16.13). Isso significa que nós devemos aceitar toda a Bíblia, e não extrair ou escolher aquilo de que gostamos e descartar partes que não apreciamos ou não podemos provar imediatamente!
Que outras indicações há de que a Bíblia é a Palavra de Deus?
Há muitos sinais “externos” da veracidade e inspiração divina da Bíblia. Por exemplo:
-- profecias cumpridas a respeito de Jesus e sua igreja;
 -- confirmações arqueológicas da história Bíblica;
 -- a poderosa transformação de comunidades e nações em épocas passadas pela pregação da Bíblia.
Todavia, os cristãos têm plena certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus, em primeiro lugar, não por evidencias, mas pelo testemunho do Espírito Santo neles. Veja 1 João 2.20-27; 1 Coríntios 14. 37. As  evidencias externas são  para que todos vejam, mas algumas pessoas jamais chegam a perceber sua importância. Mesmo antes de algumas evidencias especificas terem aparecido, os cristãos acreditavam que a Escritura é a palavra de Deus. Confie em Deus porque ele empenha sua Palavra de Deus fiel que não mente (Números 23.19).  
Toda a Bíblia a Palavra de Deus.
A Bíblia é a Palavra de Deus. Não precisamos procurar fora dela para descobrir coisas a respeito de Deus ou de nosso relacionamento com ele. Mas devemos examiná-la para estarmos bem informados sobre tudo o que se encontra nela.
Se não conhecemos o todo da Palavra de Deus: 
1. Nossa visão de Cristo será falha 
Veja Lucas 24. 25-27,44. O que seus amigos não-cristãos dizem sobre Cristo? Em que aspectos as convicções que você possui diferem das convicções deles?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Compare com Mateus 16.13-17.
2. Nossa vida Espiritual será falha
Leia Mateus 4.4; 2 Timóteo 3.15-17. Segundo esses versículos, para que precisamos da Bíblia? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3. Tornamo-nos presas fáceis de falsos mestres, erros e toda espécie de especulação e filosofias de origem humana.
Leia Marcos 12.24; Colossenses 2.8.
Nota: Todas as seitas e religião falsa dependem de algum tipo de revelação falca, diferente daquela da Bíblia. Portanto, cuidado! Devemos dar a maior atenção a Bíblia (2 Tm 3.16; Salmo 119.9; Rm 15.4). Devemos dar a Bíblia uma posição central na igreja e na vida cristã. Cuidado com qualquer igreja que negligencie a Bíblia como o supremo tribunal de decisão.
Conclusão: Este estudo desafiou você, com a ajuda de Deus, a tomar alguma resolução ou expressão algum de oração? 
___________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sole Deo Gloria!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário