sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os protestantes ainda protestam?

Quero aqui declarar que, a mensagem  Reformado já existia mesmo antes de Martinho Lutero afixar suas 95 Teses” foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517.
 No entanto, hoje existe uma extinção dos Reformados e ainda uma tentativa de justificar a falta de uma convicção doutrinaria. A nova filosofia é objetiva: a igreja esta competindo com o mundo.
O mundo é hábil em captar a atenção e os sentimentos das pessoas. A igreja, por outro lado, tende a ser muito pobre na “venda” de seu produto. Portanto, o evangelismo deve ser visto como um  desafio de marketing, e a igreja deveria colocar o evangelho no mercado da mesma forma que as empresas modernas colocam os seus produtos. Isso requer mudanças fundamentais.
O objetivo de todo marketing é “deixar o produtor e o consumidor satisfeito”, então, tudo o que tende a deixar o “consumidor” insatisfeito precisa ser jogado fora. A pregação, especialmente a que fala sobre o pecado, a justiça e o juízo, a soberania de Deus e os cinco pilares do evangelho (os cinco solas), é confrontadora demais para ser verdadeiramente satisfatória. A igreja necessita aprender a “divulgar” a verdade de forma a divertir e entreter. JOHN MacARTHUR J R.
Na primeira epistola a Timóteo, Paulo instruiu que ele deveria:
* Corrigir os que ensinavam falsas doutrinas, exortando-os a buscarem um coração puro, uma boa consciência e uma fé sem hipocrisia (1. 3-5)
* Combater em favor da verdade divina e dos propósitos de Deus, mantendo sua própria fé e boa consciência (1.18-19).
* Orar pelos perdidos e levar os homens da igreja a fazerem o mesmo (2. 1-8).
*Convocar as mulheres da igreja a desempenharem o papel de submissão, dado por Deus, e a criarem filhos piedosos, tornando-se exemplos de fé, amor e santidade, com bom senso (2. 9-15).
* Escolher com diligencia lideres espirituais para a igreja, com base na capacitação, piedade e virtude deles (3. 1-13).
*Identificar a fonte de erro e os que ensinavam, expondo isso à igreja (4. 1-6).
*Alimentar-se constantemente com as palavras da Escrituras e seu ensino fiel, evitando todos os mitos e doutrinas falsas (4. 6).
* Ordenar e ensinar com ousadia a verdade da Palavra (4. 12).
*Ser um modelo espiritual de virtude que todos pudessem seguir (4. 12).
* Ler, explicar com fidelidade as Escrituras, em público (4. 13,14).
E tantas outras coisas que ele deveria por em pratica.  Hoje, os pentecostais recebem os meus parabéns, por que mesmo sendo um movimento que deixa a desejar e muito em relação a uma ortodoxia correta, eles fazem valer o que eles acreditam.
Defendem seu movimento como poucos Reformados o fazem hoje em dia. No dia 06 de julho de 1415, John Hus, na Boemia, foi levado para ser queimado pela Igreja Romana por causa de sua defesa do evangelho simples e Bíblico. Em seus últimos instantes levantou sua voz e disse alto: “Hoje vocês estão matando um ganso, mas daqui a cem anos Deus levantará um cisne, o qual vocês não poderão matá-lo”.
Assim, em 31 de outubro de 1517, portanto dois anos depois do tempo previsto por Hus, um monge de ordem Agostinianos pregava na porta da entrada do castelo de Wittemberg, na Alemanha, um documento contendo 95 teses escritas por ele, e com isso convocava a quem de direito para um debate a respeito do tema das teses: a venda das indulgencias. O homem foi Martinho Lutero, ele era a voz que Hus vaticinara, e o fato deu origem á maior reviravolta da história da igreja cristã: a Reforma Protestante.
Inconformado com o que o Catolicismo Romano tinha feito com o cristianismo, e movido por um extremo apego às Sagradas Escrituras, Lutero não pôde ficar calado e falou em alto e bom som que a igreja precisava rever seus pressupostos e achar o caminho, pois havia se perdido.
O imperador e o Papa não puderam conter o canto do Cisne. Quando foi chamado diante das autoridades da época, em 1521, para que se retratasse de suas convicções, Lutero disse: desde que vossa serena majestade e vossas senhorias buscam uma resposta simples, eu a darei. A menos que seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou por mera razão (pois não confio em Papas nem em concílios somente, pois é bem sabido que eles freqüentemente erram e se contradizem), eu estou atado pelas Escrituras que citei, e a minha consciência é escrava da Palavra de Deus. Eu não posso e não irei me retratar de nada, já que não é seguro nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude.
Esse homem protestou porque sabia por que protestava. Hoje, 494 anos depois, estamos sentindo falta de um homem como Lutero, pois o resultado da igreja hoje não é muito diferente do da Idade Média. Vendem-se novas indulgencias nos templos, vende-se todo tipo de “buginganda gospel” nas bancas ditas evangélicas, vende-se suposto milagres, o negocio invadiu as preleções. Perderam o caminho de novo. Protestantes não sabem mais o que significa este nome, nem sabem a origem do mesmo. Agora o negócio é ser “evangélico ou apostolo”. O estado em que vive a cristandade é aterrador. Vivemos a era ideal para que surja um homem, mas está faltando um homem para a era. Os descaminhos são visíveis, senão observe:
a)    Teologia- A Teologia Reformada que está na origem do povo Presbiteriano e Congregacional, hoje é peça de museu ou uma desconhecida completa.   Teologia? Ah, tem certas igrejas que se a revista da EBD apresentada for doutrinaria/teológica é descartada! É preferível comprar qualquer uma do mercado, tenha ela o ensino que tiver. Se for anunciada por um telepastor famoso, melhor ainda, Teologia séria, vai fazer um estrago na cabeça dos membros dessas igrejas, e ai de vez em quanto tem gente perguntando: “por que fulano era da nossa igreja e hoje esta numa neopentecostal, ou numa seita? Quem sabe o ensinamento que ele recebeu na igreja que participava responda isso. Se ele não conhece a doutrina e não sabe o que é ser um Reformado, não é difícil que se desloque para qualquer movimento neo-ortodoxo e antibiblico.
b)    Pregação – Se a Teologia e o ensino bíblico vão mal, a pregação, que é reflexo disso, vai pior. Onde está o evangelho bíblico? Onde está a exposição bíblica séria? Perdeu seu lugar para os “sermões” psicológicos ou historinhas de humor contadas nos púlpitos como se fosse pregação. É mais fácil mensagem de auto-ajuda, repetir jargão “evangeliquês” do tipo “sua vitória vai chegar; fique no altar; Deus vai lhe abençoar; Deus esta vendo espere a vitoria”, do que ler a bíblia com seriedade, fazer uma exegese dos seus textos e apresentar uma mensagem expositiva, consistente e de conteúdo aos freqüentadores da igreja. Paulo certa vez escreveu ao pastor Timóteo: “Até a minha chegada, aplica-te á leitura, á exortação, ao ensino” (I Tm. 4: 13). Está difícil encontrar pregadores assim hoje.
c)    Adoração – Nas Escrituras lemos que na reforma que aconteceu em Judá, no tempo do rei Josias (2 Cr. 35. 1-19), o culto foi restaurado por completo. Uma pergunta precisa ser feita: como andam nossos cultos? As coisas são realizadas para adorar a Deus ou vale tudo desde que atraia o maior numero de pessoas? As pessoas estão indo á igreja porque querem adorar a Deus ou por que querem ver o grupo de louvor, o grupo de teatro ou de coreografia? Quando algo desse tipo acontece em nossas reuniões ali esta acontecendo um culto? Como saber? É fácil, é só perguntar: isso está sendo apresentado para o povo ou para Deus? E ai se mata a charada. Tudo que é apresentado para o povo não é culto. Será que nossa adoração reflete a nossa perspectiva de Deus?
d)    Musica – Alguém já disse que a teologia de uma igreja, sua doutrina, é moldada pelas musicas que ela canta. Se assim é, não estamos bem, pois o que se canta nas reuniões por ai é de arrepiar os cabelos! Os sucessos de hoje são: “Quem te viu passar na prova/ E não te ajudou/ Quando ver você na benção/ Vão se arrepender/ Vai estar entre a platéia e você no palco/ Vai olhar e ver...” Esta, alem de não adorar a Deus é anticristã porque prega a vingança. A pessoa estava na pior, agora está na melhor e vai se alegrar porque quem não ajudou ela está a vendo agora e com inveja. Fica na platéia vendo o seu sucesso. Veja só isso! Como é diferente do que as Escrituras diz: “Nada façais por partidarismo ou vangloria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Fp. 2: 3-4). O que diremos diante dessas coisa? Precisamos de outra reforma? Só a partir de uma profunda Reforma espiritual e teológica a igreja de hoje voltará aos caminhos do Senhor. E nisso devem estar engajados os lideres, pois é deles a responsabilidade de guiar o rebanho. Tomara Deus que este tempo esteja perto!
Conclusão: Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou as suas hoje famosas 95 Teses na porta da catedral de Wittenberg. Periodicamente as igrejas evangélicas relembram aqueles eventos que, na soberana providência de Deus, preservaram viva a Sua Igreja. Muitos, entretanto, questionam essas comemorações e alguns chegam até a contestar a lembrança da Reforma. “Por que considerar o que aconteceu há quase 500 anos?” Parte extraído do jornal Aliança Congregacional! Pb. João Batista de Lima

2 comentários:

  1. Um dos vários desafios que a igreja evangélica deve enfrentar em nossos dias,é libertar-se de um evangelho antropocêntrico, onde Cristo é descartado, e caminhar para uma maturidade Cristã onde nossa pregação deve ser não muito agradável aos ouvidos de muitos cristãos pelo fato dela em seu conteúdo, revelar nossa depravação.

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog irmão...Deus continue a lhe abençoar, abraços!

    ResponderExcluir