quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Confessar e Viver a Fé Reformada


Confessar e Viver a Fé Reformada
Nós Reformados defendemos a fé Bíblica, a fé Reformada. Um dos pontos fortes do Presbiterianismo é que, todos que um dia conheceram Jesus Cristo como Senhor e Redentor só serão recebidos na igreja quando professarem a sua fé em Cristo e a Bíblia como única regra de fé e pratica. Os pastores e oficiais das igrejas Presbiterianas, quando são ordenados, fazem votos e juramentos de que aceitam a Fé Reformada; juram subscrever a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos que declaram Jesus como Filho de Deus, segunda pessoa da Trindade; que veio ao mundo para morrer pelos eleitos do Pai, tornando-se a propiciação pelos seus pecados e reconciliando-os com Deus.
Os Reformados ensinados nos pontos da Fé Reformada, e que no mínimo façam o que fizeram os crentes da igreja primitiva descrita em Atos 2:24 “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Mas aprendem algo maravilhoso sobre o propósito de viver : “Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”! A Fé Reformada defende a grande comissão que Jesus Cristo deu à Sua Igreja e que enfatiza:
1. Ir e pregar o evangelho ao mundo inteiro—a oferta livre do evangelho 2. Ensinar tudo o que Ele nos ordenou em Sua Palavra.
Então, a responsabilidade da Igreja é de instruir as pessoas na fé Bíblica. Temos sempre de mencionar esta Fé Reformada que é conhecida também como Calvinismo. B. B. Warfield, o grande teólogo de Princeton, dizia que Calvinismo é “o cristianismo chegando á maturidade”. Quando falamos de Calvinismo e teologia Reformada estamos, sem duvida, falando do verdadeiro cristianismo, da fé cristã redescoberta na Reforma Protestante do século XVI.
Certa vez Manoel Canuto perguntou ao Dr. Morton Smith, professor de Teologia no Seminário Presbiteriano de Greenville-SC porque pastores reformados são impedidos de pregarem nos púlpitos, até de igrejas históricas, quando estas igrejas ficam sabendo que eles são calvinistas de fortes convicções. Ele respondeu: “Acho que é por causa da própria natureza do calvinismo: o cristianismo Bíblico em sua maturidade; como disse B. B. Warfield. Wardfield disse de Calvino: “Até onde a Bíblia o levava, Calvino a seguia; onde a Bíblia parava, Calvino parava”. É esta a caracteristica principal do Calvinismo: toda a Bíblia. Por isso o Calvinismo é uma ofensa aos seus críticos. B. B. Warfield estava se referindo a natureza positiva do Calvinismo; a natureza profunda e firme do Calvinismo irrita os críticos. Eles rejeitam o fato de o Calvinismo afirmar que “isto é a verdade. Calvino dizia: “A Bíblia diz assim e nada mais!`. Isso, de fato irrita: Os críticos não percebem que Calvino falava dessa forma porque ele apresentava a doutrina Reformada como sendo a doutrina Bíblica em sua essência e não como a sua própria doutrina. As pessoas estão mais abertas para ouvir outros pregadores não calvinistas porque a natureza humana é pecaminosa e está sempre aberta para aquilo que não é Bíblico. Infelizmente isto existe até entre os reformados Presbiterianos”.
A Reforma abraça a fé total dos crentes, toda a fé protestante. Isso significa que a Fé Reformada é ampla. Inclui todas as verdades que a igreja cristã tem tirado da Palavra de Deus. Um Reformado confessional deseja e busca se identificar com a teologia total das Escrituras.
Esta mensagem Bíblica expressa na Fé Reformada foi o que os grandes pregadores do passado pregaram; que Calvino, John Knox e os puritanos pregaram e ensinaram. que Deus nos abençoe e nos faça defender a Fé que um dia foi entregue aos Santos!Extraído da revista os puritanos Pb. João Batista de Lima! Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário