sexta-feira, 29 de julho de 2011

O evangelho da Graça ou do oba oba?

O evangelho da Graça ou do oba oba?
Existem aqueles que torcem o nariz, outros que apoiam a idéia. A verdade é que o termo “balada gospel” não é novidade no meio jovem evangélico e ainda divide opiniões. Será mesmo válido usar de todos os artifícios para o evangelismo jovem, meio de tão difícil acesso aos conservadores cristãos? Ou será apenas mundanismo, uma forma de mascarar uma latente necessidade do jovem cristão de aparentar e se divertir cada vez mais com os jovens do mundo, sem isso pesar na consciência?
A real pergunta que fica é a seguinte: que tipo de evangélico é formado numa balada gospel? Ele vai adquirir os alicerces necessários para sustentar os valores de uma vida cristã? Ele vai entender a beleza da real liberdade em Cristo, uma liberdade que não é interpretada apenas por sons altos e música dançante, mas no dia-a-dia, nas atitudes, no andar com Deus?
Portanto, é um terreno perigoso. Existem outras formas de evangelismo a jovens que são tão ou mais eficazes que uma balada. É muito comum o culto dos jovens ter músicas mais dançantes, testemunhos e palavra mais descontraídos; mas isso dentro da igreja e acompanhado por pessoas com experiência no assunto. 
O pseudo-evangelho está predominando o Brasil, em Morada Nova/CE não é diferente o sistema neo-pentecostalista é que prodomina tambem. A metodologia para atrair pessoas para a igreja deixa de fora a essencia do evangelho, ou seja, a pregação da palavra de Deus, o anuncio do verdadeiro evanmgelho.
Eventos como “seresta, pancadão, balada gospel”. São realizados com frequencia em nome de um pseudo crescimento numerico, isso já é o suficiente para imaginar como é dificil plantar uma igrejacom uma proposta Reformada nesta cidade.  A igreja Presbiteriana traz uma proposta onde o metodo para crescimento é a exposição, a pregação da palavra de Deus.
Entendemos que o evangelho requer de nós a renuncia, e quedevemos “Estar crucificado com Cristo” Gl. 2: 20 . E não estar crucificado com a igreja e os bastidores da mesma. Listei algumas igrejas que existem em Morada Nova onde o neo-pentecostalismo é que impera! Tem muitas igrejas mais não há uma visao voltada para “Sola Scriptura, Solos Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria”.
Ministerios:
 Assembleia de Deus da missão: Templo Central mais 4 templos nos bairros. São Francisco. Coab, Girilandia, Populares. Total de 05 Templos.
Assembleia de Deus do Brasil: Templo Central. Congregação  no Prourb. Total 02 templos.
Assembleia de Deus Bela vista: Templo Central . Congragação Girilandia. Total 02.
Assembleia de Deus Canaã.  Templo 01.
Assembleia de Deus Montese: Templo 01.
Assembleia de Deus Renovada: Templo Central Congregação no Coab de Fatima. Total 02.
Igreja de Cristo: Templo 01.
Quadrangulhar 01: Templo 01.
Quadrangulhar 02. Templo 01.
Igreja Batista da Convenção: Templo 01.
Batista Fundamentalista: Templo 01.
Igreja pentecostal do avivamento: Templo alugado.
Igreja Missionária de Jesus: Templo 01.
Mundial do poder de Deus: Templo alugado.
Universal:  Templo alugado.
Igreja Bíblica: Templo 01.
Igreja Reconstruir com Cristo: Templo alugado.
Deus é amor: Templo alugado.
Adventista do setimo dia: Templo 01.
Testemnhas de Jeova: Templo 01.
Congregação crista do Brasil: Templo 01.
Igreja Presbiteriana: Templo  alugado.
Igreja Local,Irmãos,Árvore da Vida,Witness Lee: Templo alugado.
Centro espirita: Templo 01.
Igreja Catolica: Um mega templo no Centro fora as demais igrejas de “santos”.
Sendo que, o neo-pentecostalismo é quem impera. Realizam eventos como: Balada gospel, Seresta gospel, Pancadão gospel, se ela dança eu danço. E muitos outros mais.
Pb. João Batista de Lima

Um comentário:

  1. Creio que Nossos Jovens devem buscar formas mais relevantes de evangelização. realmente há mobilização. A questão é refletir qual a verdadeira motivação em participar de eventos dessa natureza. Oremos para que o Senhor nos conceda Graça para orientar nosso rebanho em caminhos mais seguros na missão da evangelização. Parabéns pelo texto Reverendo.

    ResponderExcluir