quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A SANTIFICAÇÃO PARA A VIDA.

Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
(Escola Bíblica Dominical)
Professor Rev. João Ricardo Ferreira de França.

A SANTIFICAÇÃO PARA A VIDA.

Texto Bíblico: 1 Pedro 1.14-16: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”

Introdução: A doutrina da santificação é vista como uma lista de proibições. Mas será que é isso que a Bíblia ensina? Falar de santidade ou santificação é trazer à memória o que é o pecado; pois, a igreja atual não tem resgatado o conceito de que o pecado é uma ofensa contra Deus em primeiro plano, e uma ofensa contra o próximo. O verdadeiro conceito de Santidade é aquele que traz uma significação de uma profunda separação radical do mundo como um sistema corrompido. A santificação é a página esquecida da igreja de Deus. O que é Santificação?

I – SANTIFICAÇÃO É UMA EXPERIÊNCIA DOS REGENERADOS.

A santificação não é uma experiência do pecador não vivificado. O homem sem Cristo ama o pecado. “Ama mais as trevas do que a luz”( Jo 3.19). A santificação é partilhada, amada e desejada, unicamente, pelos regenerados: esta idéia nos traz à mente o quanto o pecado aniquilou a vida de Deus em nossa alma, a ponto de fazer-nos odiar a santidade de Deus. E para amarmos novamente a santidade que há em Deus é necessário que haja em nós uma mudança do coração como diz a Confissão de Fé e a Bíblia nos diz que “tendo sido criado neles um novo coração e um novo Espírito, são além disso, santificados”. Notemos que o regenerado possui uma santificação na qual é passivo, essa santificação tem as seguintes características:
a) É uma santificação real e pessoal (1 Tess . 4.3-7)
b) É uma santificação pelo poder da ressurreição de Cristo (Rm 6.5,6,14,22)
c) É uma santificação operada pela palavra e pela obra do Espírito Santo.( Gl 5.24; 2Tess.2.13.)

II – A SANTIFICAÇÃO É UMA EXPERIÊNCIA SE A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR. (Hebreus 12.14)

Ao estudarmos este assunto devemos tomar cuidado com o que muitas igrejas ensinam a respeito da santificação, hoje é bem comum alguns crentes criar uma lista de proibição e chamar isso de santificação: é proibido jogar bola, ir ao cinema, ir ao teatro; é proibido usar bermudas. As mulheres não podem usar calças-compridas – estas práticas não são bíblicas, são práticas ascéticas. Se isso é santidade, então como entendermos Hebreus 12.14.? Esse texto deve ser entendido da seguinte forma; Se alguém não odeia o pecado, e se tal pessoa não odeia o pecado essa pessoa não é crente em Cristo.
Pois, em Cristo nós somos “mais e mais vivificados e fortalecidos em todas as graças salvadoras, para a prática da verdadeira santidade, sem a qual ninguém verá ao senhor”( Mt. 5.8; Rm 6.22,23; Col 1.9-12; 1 Tess. 5.23).

III – A SANFICAÇÃO É UMA EXPERIÊNCIA QUE VIIVIFICA E APROXIMA O CRENTE A DEUS

Irmãos nós precisamos lembrar que “O domínio do pecado é destruído em nós quando abraçamos a Cristo” Este é o ponto culminante nesta seção, pois, ela mostra que todo regenerado busca ter comunhão com Deus por causa de Cristo. A Bíblia nos ensina que fomos eleitos em Cristo para vivermos uma vida separada. Romanos 6.12-14. Paulo diz que devemos agir como pessoas ressuscitadas do estado de pecado para a justiça. 2 Corintios 7.1 também fala-nos a respeito deste assunto. Quanto Paulo exige que a Igreja se santifique no corpo e no espírito, assim o Santo Apóstolo está mostrando o quanto o pecado afetou a raça humana.

IV – SANTIFICAÇÃO É UMA EXPERIÊNCIA QUE PROVOCA UM CONFLITO CONTINUO ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO.

A nossa Confissão diz que a santificação é imperfeita nesta vida, e ainda, persiste em nós a natureza pecaminosa, de sorte que surge uma luta irreconciliável entre a carne e o Espírito. Veja Romanos 7.19-23; Gálatas 5.17-19.
Algumas coisas são importantes aqui:
Não é uma luta de duas naturezas: Pois somente Cristo possuía duas naturezas.
Não é uma luta entre a carne e o espírito humano: Não consiste em uma luta entre o espírito humano e a carne humana.
É uma luta entre a carne e o Espírito Santo: A nossa vontade humana não deseja submeter-se ao controle do Espírito Santo.
É uma luta irreconciliável em toda a nossa vida aqui na terra: Enquanto estivermos aqui nesta terra jamais seremos plenamente santos, pois, a nossa luta continuará sempre.

V – A SANTIFICAÇÃO É UMA EXPERIÊNCIA DE VITÓRIA E CRESCIMENTO NA GRAÇA
Sobre a santificação a Bíblia nos ensina que:
Existe uma santificação progressiva.( Atos 20.32)
Existe uma necessidade de mortificar o pecado (2 Corintios 3.18.)
Que precisamos crescer na graça que há em Cristo. (1Tess 5.13.)
Aplicação:
1. Precisamos viver uma vida de separação radical do pecado
2. Uma vida santa vale do que dez mil palavras
3. A santificação nos oferece esperança de estarmos frente a frente com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário