terça-feira, 27 de setembro de 2011

AVANÇO MISSIONÁRIO DE PLANTAÇÃO DA IPB DE 2011 NA CIDADE DE JAGUARUANA-CE

Nos dias 23 a 25 de setembro do corrente ano foi realizado o avanço missionário da plantação da Igreja Presbiteriana de Jaguaruana-CE. Foi um evento muito especial. Estiveram presentes várias caravanas de vários estados do Brasil. Rio de Janeiro-RJ (Igreja Presbiteriana das Américas), Recife-PE (1ª Igreja Presbiteriana de Recife), Rio Grande do Norte (Igreja do Carnaubal, Congregação Novo Horizonte (Assu), Ipueira (Governador), Upanema, Carnaubais, e Umarizal). Do Ceará (Pereiro, Aracati, Morada Nova e Tabuleiro do Norte). O resultado foi abençoador: 137 visitas as residências realizadas, 87 pedidos de visitas das pessoas, 72 pedidos de cursos bíblicos. O pregador oficial foi o pastor George de Recife. Agradecemos o apoio dos amados irmãos. A parceria de plantação ASEEC – Associação Social Educativa, Evangélica e Cientifica e apoio da 1ª IP de Recife-PE
3. Viagem missionária do Rev. Dr. Guilhermino Cunha ao projeto Rumo ao Sertão:
PROGRAMA: 10/10, visita a cidade de BebeIribe-CE, possível parceria para 2012 e a noite festa de aniversário em Baraúna-RN. Dia 11/10, FORMATURA DOS ALUNOS DO IBR - Instituto Bíblico do Rio Grande do Norte na IP do Carnaubal - Mossoró, o Rev. Guilhermino é o paraninfo. 12/10, viagem durante o dia a várias cidades que a Catedral tem parceria e a noite aniversário da IP de Caraúbas-Rn. Dia 13/10, na cidade de Limoeiro do Norte culto na AABB local e visita ao campo em parceria.
4. ENCONTRO DE CASAIS NOS DIAS 16 e 17/09 promovido pela UPH/SAF Carnaubal foi uma bênção. Tivemos como palestrante Pb. Moura Junior  Pb. João Batista Dr. Mayccon e Pr. Anselmo Rodrigues.
5. PRÓXIMO AVANÇO MISSIONÁRIO: Nos dias 09 a 11 de Dezembro de 2011, na cidade de Tabuleiro do Norte-CE. (5º Avanço de Plantação de novas igrejas); Neste ano. O Rv. Marcos Severo de Amorim e sua equipe esta de parabéns por tão significativa atuação na área de missões, o que precisamos fazer é ensinar e pregar fielmente a palavra, orar com fé, interceder uns pelos outros, amar a obra missionária e compartilhar experiências. Estamos buscando proporcionar um ambiente em que Deus e somente Deus é o centro. “Se o pasto é verde e agradável, tenha certeza, o pastor, Jesus Cristo, chegará trazendo suas ovelhas”.  Que Deus nos conscientize a fim de pregarmos a Palavra fiel de Deus Rumo ao Sertão Nordestino! Soli Deo Gloria!!! Pb. João Batista de Lima.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestra ministrada em Carnaubal na IPB I encontro de casais realizado pela UPH

IGREJA PRESBITERIANA DE MORADA NOVA
Rua: Expedicionário Moreno Nº 336
Centro. Cep. 62940-000 wwwipbmoradanova.blogspot.com
Pb. João Batista de Lima
Filhos Herança do Senhor!
Efésios 1. 3-14:
Introdução: Só possui herança quem é membro da família de Deus – Rm 8.14-17
Os versículos três em diante devem ser analisados do ponto de vista de quem faz uma adoração a Deus “Bendito o Deus e Pai...” (v. 3).
O ponto central é o que Deus por meio da obra histórica de Jesus Cristo, a fim de edificar a sua Nova sociedade no meio da velha sociedade. O sentido figurado de herança é universal no Novo Testamento.
a)      Herdar: O termo Grego é Klêronomeo, que significa basicamente obter por meio de um Kleros, ou “sorte”, e então receber no todo ou em parte um bem, uma propriedade de uma pessoa: Mt 5.; 19.29; 25.34.
b)      Herança: O substantivo Klêronomia é aquele que torna uma pessoa Klêronomos.  Apartir de seu uso no sentido literal de um bem a ser transmitido, ele se torna uma posse divina concedida em virtude da filiação da adoção. Esse significado deriva-se em grande parte do uso figurativo do termo no Antigo Testamento para designar a “ Herança” de Israel nacional em um corpo espiritual, que é o principal desenvolvimento do pensamento intestamentario.
Portanto, os pais que tem uma perspectiva espiritual reconhecem que fazer provisões para os da sua casa inclui dar instruções da Bíblia. Eles entendem que os filhos pertencem ao Senhor e que lhes foi confiado por Deus como sua herança, eles sabem que Deus vai requerer de volta o bem que lhe pertence, pois ele (O SENHOR) confiou aos cuidados dos pais essa herança inicial.
“Se os filhos aprenderem a aplicar os princípios piedosos na vida, estarão melhor equipados para o futuro”. Tal herança inclui também ajudá-los a cultivar um relacionamento pessoal com Deus, 1 Tm 6.19.
Já pensou em preparar o futuro espiritual dos seus filhos?
Deus nos predestinou e nos deu responsabilidades para cumprirmos, a soberania de Deus não tira a nossa responsabilidade.
Portanto, o que os pais devem aos filhos? Além de providenciar-les as necessidades materiais, os pais cristãos devem se certificar de que seus filhos recebem uma rica herança espiritual, que os beneficie para sempre. Assim se cumprirá as palavras do Senhor no Salmo 37. 18.
É importante deixar uma herança espiritual para nossos filhos, a Bíblia diz em Isaias 38. 19 “os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu faço; o pai fará notória aos filhos a tua herança.”
 Devemos prover uma herança de valores éticos e morais aos nossos filhos, lembre-se de que, Deus nos deu por herança os filhos mais Ele vai querê-los de volta, e nos cobrará se não cuidarmos bem deste bem que lhe pertence. Devemos nos lembrar de que, o Senhor nos predestinou e ao mesmo tempo nos tornou responsaveis, não é somente a lei da herança que conta para explicar nossa vida espiritual. Existe também a lei da responsabilidade, onde cada um responde por não cumprir com seus deveres, de instruir os filhos que o Senhor lhes deu por herança, para que os eduquem e os coloquem nos caminhos do Senhor.
No lar cristão deve ser transmitido um exemplo vivo e eficaz do verdadeiro cristianismo, as crianças devem ser ensinadas a falar com Deus sobre tudo, desde as decisões mais importantes até uma simples busca por uma vaga de estacionamento. É preciso que a fé se torne parte da vida diária dos filhos e também dos pais.
Uma maneira eficiente para se conseguir isso é dispor de tempo para a leitura e momento de oração regularmente com os filhos herdados de Deus, praticar a fé na rotina da vida familiar, Aplicando sempre os princípios cristãos ás situações da vida diária. Uma herança espiritual ergue uma muralha de segurança e proteção ao redor do lar. O privilegio de transmitir essa herança espiritual vai além dos limites do circulo familiar imediato, o eco de um lar verdadeiramente cristão pode espalhar-se e persistir muito tempo trazendo consigo a gloria do Senhor através de nossos esforços para cuidar bem da herança que ele nos confiou.  "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão" ( Sl 127:3 ).
    Toda herança familiar de fidelidade deve começar com alguém. Talvez em sua família o inicio seja com você, quem sabe assim não transferimos demandas, responsabilidades para algo que deve ser nosso. Uma professora da Escola Bíblica Dominical ensinava em sua classe de crianças que é Deus quem faz as pessoas boas, um menino disse, é verdade, mais as mães ajudam muito. E como!
No Novo Testamento nós encontramos duas nobres senhoras cuja fé influenciaram um rapaz que tornou-se um dos famosos homens do início da fé cristã. Era um homem em que residia uma fé aberta, honesta e viva em Deus. De onde vem a fé? Que passado e instruções ele teve para ser aquele tipo de cristão? A resposta a estas perguntas está em II Tm 1: 5, que diz "trazendo a memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti". Aqui estava uma senhora que cria em Deus. Ela passou essa fé confidente à sua filha. Aquelas duas senhoras passaram a fé delas ao seu filho e neto. Timóteo tornou-se um missionário, companheiro do apóstolo Paulo em seu trabalho de evangelização. Ele era fiel ao seu ministério. E o crédito disso estava depositado na criação dada por sua mãe e sua avó.
Esta é a herança que você também pode dar aos seus filhos amados.  O próprio Consolador enviado se interpõe como garantia da herança que recebemos. O penhor deve ter valor equivalente à dívida contraída, e nós que estamos em Cristo já recebemos o que é superior a própria herança: o Espírito Santo de Deus! Que garantia! Que segurança! Os cristãos foram selados com o Espírito Santo da promessa, o que é superior a própria herança. Mas, por que fomos selados? A resposta é: Para redenção da possessão adquirida por Deus. Descanse em Cristo!
Devemos adorar a Deus cuidando bem da herança que ele nos deu, os nossos filhos.  Quem adora, adora por aquilo que recebeu das mãos de Deus ou por reconhecer a sua grandeza. Do versículo três até o versículo doze, o contexto é de agradecimento por bênçãos recebidas. O contexto é de adoração, e toda e qualquer declaração de Paulo deve ser analisada com base na adoração.
Sobre a adoração é necessário observarmos que só há duas maneiras pelas quais se adora a Deus.
A primeira maneira é agradecer, fazendo referência aos benefícios recebidos. A segunda maneira é fazendo referência aos atributos de Deus. Não há outras maneiras de adoração além destas duas, ou seja,  que o homem possa render adoração ao Senhor
"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade"
Predestinados por Deus para serem filhos por adoção em Cristo. Tanto judeus quanto gentios eram filhos da ira, e por meio da graça do evangelho, são recebidos por filhos.
Observe que Deus, segundo a sua vontade quer filhos para si. Paulo demonstra que a vontade de Deus não é outra, senão que, por meio de Cristo, sejamos seus filhos.
O salmista diz que os filhos são herança do Senhor que o homem recebe, porém, ao gerar em Cristo filhos para si, Deus nos constituí 'herança' para si "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão" ( Sl 127:3 ).
Como responsável por esta herança do Senhor, temos que .
I. Amar os filhos:
O fato de que Deus dá filhos como um empréstimo sagrado, por esta razão, acima de todo o cuidado que lhes cabe dispensar aos filhos, está o amor.
1.       Amor sem reservas. O amor dos pais para com os filhos deve ter o seu inicio desde o momento em que é confirmada a gravidez da mãe. Deste modo o filho tem o direito de ser desejado e bem recebido como benção da parte de Deus.
2.       Tomando tempo para cada um. Conta-se que Suzana Wesley, a mãe do fundador do metodismo e do famoso evangelista  João Wesley, passava uma hora por semana a sós, com cada um dos seus dezenove filhos.
O fator-chave para a expressão do amor dos pais por seus filhos está no tempo dedicado à eles, e não no dinheiro gasto com eles, nem nos elaborados planos feitos para o seu futuro, mas, é no tempo que gastamos hoje com eles.
3.       Amando sem ter preferências.  Os pais devem ter o cuidado de não mostrar predileção por um filho mais do que por outro. Isso pode criar ciumes e rivalidades entre eles e assim causar muitos problemas familiares. Observe que Jacó teve muitos problemas por preferir a José. 
4.       Mostrando cortesia para com eles. Quando tratamos as crianças com a devida cortesia e respeito e que é controlar o tom de voz quando falar com eles, mostramos amor e ensinamos a agirem assim também. A experiência mostra que uma criança freqüentemente afagada e tratada com respeito pelos pais se torna mais dócil, e conseqüentemente mais fácil de ser conduzida.
5.       Sacrificando e orando por eles constantemente.  Provamos o nosso amor pelos nossos filhos quando assumimos deliberadamente toda a responsabilidade, sobre eles que pode até requerer o sacrifício desta responsabilidade somos levados a orar constantemente por eles, por que eles pertencem ao Senhor que é a quem haveremos de prestar contas por esta herança.
II. Instruir os filhos.
Instrução é a comunicação do conhecimento, secular ou religioso, enquanto treinamento visa o desenvolvimento das faculdades humanas. A criança será e fará aquilo para o que foi instruída. Uma vida espiritualmente nutrida na sã doutrina é que habilita uma pessoa a experimentar um relacionamento perpétuo com o seu Criador desde cedo.
Pais precisam ensinar e criar os filhos de modo que venham a amar o trabalho, ou quando em face a uma tarefa difícil, pelo menos tenham condições de dedicar-se a ela e realizá-la sem desfalecer. Todavia, se não instruí-los no trabalho, eles nunca serão  de muito valor para Deus, nem para si mesmo. Um cristão preguiçoso nunca faz nada para Deus. E Deus vai certamente cobrar de nós esta responsabilidade em relação a herança que ele nos deu para tomar de conta.
É uma herança de acordo com os eternos propósitos de Deus- Ef 1.11 – “Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,”
É uma herança selada pelo Espírito Santo – Ef 1.13-14 – “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Você já parou para pensar nessa afirmativa da palavra de Deus, no salmo 127.3. "Eis que os filhos são herança do Senhor"
Há filhos esperados, desejados, programados; há Filho que sua chegada é prenuncio de alegria e tempos diferentes, tempo de felicidade. Há Filhos que não são esperados, não são desejados, não são programados, e que para muitos não é prenuncio de bons tempos. Qual deles serão herança do Senhor?, a bíblia, palavra santa de Deus, nos diz, que os filhos, todos, são herança do Senhor! Amados não importa a condição, o momento, o planejamento, se foi ou não desejado, qualquer filho é herança do Senhor. Como herança de Deus deve ser recebido com alegria, com esperança, com carinho. Filho é vida, e vida só quem dá é Deus.

O casal, ou simplesmente a mãe, que tem a graça de receber de Deus a vida, uma nova vida, receba como benção, pois é isso que a Bíblia nos diz. Muitas mulheres que recebem essa noticia com tristeza, com apreensão; Pais que quando recebem a noticia, pensam primeiro no orçamento familiar, no quanto vão gastar. Outros pensam no trabalho que vão ter e acabam esquecendo as verdades da palavra de Deus. Sei que muitos  talvez estejam vivendo esse dilema. Talvez você é uma jovem que vai ser mãe, mas não se acha preparada para tal, e está muito confusa, receba teu filho como benção de Deus, como herança do Senhor. O salmo 37.5, diz "Entrega o teu caminho ao senhor confia Nele e Ele tudo fará". Você pode ser um jovem que está desempregado, e pensando: o que temos não dá nem para nós, como vamos criar uma criança? Deus te diz, -"Olhai as aves do céu, elas não fiam nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso pai celestial as alimenta. Receba está palavra do Senhor para tua vida hoje, teu filho é uma herança de Deus para tua vida! Creia na Palavra do Deus todo poderoso, e se Ele te escolheu para cuidar de uma herança sua, fazei-o com todo amor e confiança. Que Deus te abençoe!
Não é maravilhoso saber que nós deixamos uma herança que pertence ao Senhor. Qual é o porquê disso?
É simples: Deus usa e usará nossos filhos e nossas gerações futuras para estabelecer o seu Reino na Terra, para proclamar a Sua salvação, para estabelecer uma geração santa que tem intimidade verdadeira com o Pai.

Curso de Discipulado Lição nº2. Escritura Sagrada Conjunto de livros

IGREJA PRESBITERIANA DE MORADA NOVA
Rua: Expedicionário Moreno Nº 336
Centro. Cep. 62940-000 wwwipbmoradanova.blogspot.com
Pb. João Batista de Lima

Curso de Discipulado
Lição nº2. Escritura Sagrada Conjunto de livros                                                  Data: ___/___/___
O que é a Bíblia?
Aprendemos de Jesus Cristo, o filho de Deus, que devemos aceitar os 39 livros do Antigo Testamento como a Palavra de Deus. Se, como cristãos, seguimos a Cristo, devemos segui-lo quanto a isso também. Para verificar como o Senhor Jesus Cristo referiu-se ao Antigo Testamento e como o empregou, veja Mateus 19.4-5; Marcos 7.9-13; Lucas 24.25-27; João 10.34-36. A que parte do Antigo Testamento se referem esses textos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cremos e confessamos que as Escrituras Canônicas dos Santos profetas e apóstolos dos dois Testamentos são a verdadeira Palavra de Deus; e que elas têm suficiente autoridade por si mesmas e não provêm dos homens, uma vez que o próprio Deus falou aos patriarcas, aos profetas e aos apóstolos, e ainda nos fala por intermédio das Santas Escrituras.
Os 27 livros do Novo Testamento foram escritos pelos apóstolos de Cristo e seus companheiros íntimos. Como os escritores do Antigo Testamento, esses homens escreveram sob especial inspiração do Espírito Santo de Deus, exatamente como Cristo havia prometido. Por exemplo, leia João 14.26 e 16. 13.  Seus escritos são postos no mesmo nível do Antigo Testamento (I Tessalonicenses 4.8; 2 Pedro 3.16) Consulte 2Pe 1.21 e 2 Timóteo 3.16. O que se entende pela inspiração do Espírito de Deus?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nestas Escrituras Sagradas a igreja universal de Cristo tem uma completa exposição de tudo o que se refere à fé salvadora e ao padrão de uma vida aceitável para Deus; e a esse respeito, Deus ordena expressamente que a ela nada seja acrescentado ou que dela nada seja retirado (Apocalipse 22. 18-19).
Toda a Escritura é para ser aceita como Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. Segundo Jesus, o Antigo Testamento é a infalível revelação de Deus ao ser humano (Mateus 5. 17-18;). Mais tarde Jesus prometeu que aquilo que seus apóstolos escreveriam seria verdade revelada (João 14.26; 16.13). Isso significa que nós devemos aceitar toda a Bíblia, e não extrair ou escolher aquilo de que gostamos e descartar partes que não apreciamos ou não podemos provar imediatamente!
Que outras indicações há de que a Bíblia é a Palavra de Deus?
Há muitos sinais “externos” da veracidade e inspiração divina da Bíblia. Por exemplo:
-- profecias cumpridas a respeito de Jesus e sua igreja;
 -- confirmações arqueológicas da história Bíblica;
 -- a poderosa transformação de comunidades e nações em épocas passadas pela pregação da Bíblia.
Todavia, os cristãos têm plena certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus, em primeiro lugar, não por evidencias, mas pelo testemunho do Espírito Santo neles. Veja 1 João 2.20-27; 1 Coríntios 14. 37. As  evidencias externas são  para que todos vejam, mas algumas pessoas jamais chegam a perceber sua importância. Mesmo antes de algumas evidencias especificas terem aparecido, os cristãos acreditavam que a Escritura é a palavra de Deus. Confie em Deus porque ele empenha sua Palavra de Deus fiel que não mente (Números 23.19).  
Toda a Bíblia a Palavra de Deus.
A Bíblia é a Palavra de Deus. Não precisamos procurar fora dela para descobrir coisas a respeito de Deus ou de nosso relacionamento com ele. Mas devemos examiná-la para estarmos bem informados sobre tudo o que se encontra nela.
Se não conhecemos o todo da Palavra de Deus: 
1. Nossa visão de Cristo será falha 
Veja Lucas 24. 25-27,44. O que seus amigos não-cristãos dizem sobre Cristo? Em que aspectos as convicções que você possui diferem das convicções deles?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Compare com Mateus 16.13-17.
2. Nossa vida Espiritual será falha
Leia Mateus 4.4; 2 Timóteo 3.15-17. Segundo esses versículos, para que precisamos da Bíblia? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3. Tornamo-nos presas fáceis de falsos mestres, erros e toda espécie de especulação e filosofias de origem humana.
Leia Marcos 12.24; Colossenses 2.8.
Nota: Todas as seitas e religião falsa dependem de algum tipo de revelação falca, diferente daquela da Bíblia. Portanto, cuidado! Devemos dar a maior atenção a Bíblia (2 Tm 3.16; Salmo 119.9; Rm 15.4). Devemos dar a Bíblia uma posição central na igreja e na vida cristã. Cuidado com qualquer igreja que negligencie a Bíblia como o supremo tribunal de decisão.
Conclusão: Este estudo desafiou você, com a ajuda de Deus, a tomar alguma resolução ou expressão algum de oração? 
___________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sole Deo Gloria!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

sábado, 10 de setembro de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL investiga discriminação praticada contra Ex-Testemunhas de Jeová

Não há conquista sem luta. Só há injustiça aonde opera o conformismo. Só permanece sofrendo aquele que não vai atrás de seus direitos. São esses ideais que conduzem nós, ex-Testemunhas de Jeová, a continuarmos a batalha contra o grande vilão que tanto amedronta membros e ex-membros desta religião a décadas: a prática da DESASSOCIAÇÃO promovida pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, que hipocritamente oprime, isola e mata socialmente ex-membros, mascarada atrás de uma ação dita “amorosa” para justificar uma atitude cruel que só visa calar e amedrontar quem discorda de seus ensinamentos.
Sebastião Ramos, funcionário público federal da UFC, foi uma Testemunha de Jeová que provou amargamente do egocentrismo e da megalomania dos chefes da Torre de Vigia. Como membro convicto de sua fé, quis transmiti-la por meios mais abrangentes da sociedade, publicando matérias A FAVOR da sua religião em jornais de grande circulação, tal como “O Povo”. Porém, como é uma religião exclusivista e sectária, o advertiu quanto ao que fazia e o puniu pela pena máxima: a desassociação. Como resultado, hoje, membros das Testemunhas de Jeová, orientados pela liderança, não o cumprimentam, sequer com um simples “OI”. Mudam de calçada para não passar por ele.
Caros leitores, vocês podem pensar que este manifesto seria para defender Sebastião, no entanto, este não é o caso, mas aqui nos manifestamos para relatar que ele foi mais além contra a intolerância religiosa perpetrada pela Sociedade Torre de Vigia que vem sendo aplicada aos ex-membros. Por saber que sua desassociação foi injusta (e não são raros os casos em que são cometidas injustiças), Sebastião não se abateu e foi atrás de seus direitos, entrando com uma reclamação no Ministério Público do Estado do Ceará, e pela primeira vez na história, a reclamação acabou resultando numa denúncia contra duas lideranças por crime de preconceito religioso, fato esse que causou alvoroço nos pátios da Torre de Vigia e gerou expectativas para desassociados entrar com ações na justiça.
Além de ações judiciais, Sebastião usou outras ferramentas exclusivas para denunciar a desassociação – Televisão, Rádio, manifestações públicas, campanhas de outdoors, etc. Outra tarefa monumental – se envolveu na construção do Fórum Cearense da Diversidade Religiosa, participou do 20º Encontro da Nova Consciência – PB, e ainda continua denunciando a desassociação através de seus periódicos e manifestos.
Desenha-se então um Novo Fato, Emblemático: Em 26 de Janeiro de 2011, Sebastião denuncia a DESASSOCIAÇÃO mais uma vez, desta feita, no Ministério Público Federal-CE, gerando um processo. A procuradora Nilce Cunha Rodrigues, da Coordenaria dos Direitos do Cidadão, ao tomar conhecimento do tratamento persecutório dispensado aos desassociados e dissociados, se comoveu muito, a ponto de iniciar uma investigação por dentro dos pátios da Sociedade Torre de Vigia, buscando detectar em seus livros e revistas orientações que incitam a discriminação contra ex-membros. Não poderia ser diferente, devido ser um caso considerado atípico e de alta complexidade, exigindo pesquisa nacional e internacional, inclusive o filme “Mundos Separados”, para firmar seu convencimento sobre o tema. Importante destacar ainda que, ex-anciãos, (pastores como são chamados) já prestaram depoimentos, e os livros “A Verdade sobre as Testemunhas de Jeová” e “Crise de Consciência” não passaram despercebidos                                                       Amedida que as investigações avançam, uma luz jurídica clareia mais e mais, se dissipando uma idéia preconcebida de que o Estado não poderia interferir em atos de uma religião que perpetra preconceito, e os relatórios processuais passam a serem confeccionados para se efetivar uma Ação Civil Pública contra a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.
Com efeito, o promotor Dr. Pedro Casimiro Campos de Oliveira, Titular da 6ª Promotoria Criminal do Ministério Público do Estado do Ceará, ao denunciar a DESASSOCIAÇÃO, deixou claro em seu parecer que o Estado pode interferir sim, quando uma organização religiosa venha a cometer excessos, se referindo a maneira como a “Sociedade Torre de Vigia” vem aplicando a sua excomunhão. Observem por favor: “Ser expulso da convivência religiosa de uma congregação é uma coisa, mas ser expulso da vida social e até familiar por conta de preceitos religiosos são fatos que nosso Estado não permite.”
Imagine como é você ser excomungado de uma religião, e como se já não bastasse ser tratado com discriminação, você não poder nem lutar pelos seus direitos, pois começa a ser ameaçado de ser processado e em situações extremas até intimidado verbalmente. Sebastião sofreu ameaças e intimidações em praça pública, consecutivamente por duas vezes, quando em meio a duas manifestações pacíficas, promovida pelo Fórum Cearense da Diversidade Religiosa, Testemunhas de Jeová ordenaram que encerrasse o que estava fazendo e só pararam quando viram que eram filmadas (o vídeo pode ser visto no youtube com título “Testemunhas de Jeová agridem dissidentes”). Pois bem, é este o motivo que leva milhares de desassociados e dissociados a se calarem ou mesmo a manter o anonimato. Se fossemos descrever em pormenores os insultos e constrangimentos que Sebastião tem enfrentado, em sua vida, desde sua desassociação, precisaria se escrever em livro.
A articulista e médica, Dra. Fátima Oliveira, do maior Jornal Mineiro O Tempo, relatou em seu artigo temático “Um Lembrete: No Brasil nenhuma religião se encontra acima da lei”, que a desassociação provoca um dano à honra e à imagem de uma pessoa. Sem sombras de dúvidas isto é uma verdade, pois existem desassociados que vivem e sobrevivem traumatizados, a ponto de não passear pelas ruas onde residem para não serem constrangidos.
Felizmente, o Ministério Público Federal, como o GUARDIÃO da Lei, não se deixa levar por pressões e chantagens e está ciente do mal que a desassociação causa à sociedade como um todo, sendo um caso de interesse público e que está sendo devidamente investigado e a competência da procuradora Dra. Nilce poderá fazer com que mais desassociados que sofrem em silêncio tenham a esperança de ser devidamente amparados pela justiça brasileira, assim como foi o caso de Maria da Penha, cuja luta também partiu do Ceará.
Gostaríamos de agradecer imensamente as entidades e personalidades da sociedade civil que muito tem nos apoiado nesta jornada de luta pela liberdade: Escritório Frei Tito de Alencar vinculado a Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará; Centro de Referência de Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa; Vereador João Alfredo – PSOL; Barros Alves, poeta,jornalista e ensaísta, membro da Academia Cearense de Hagiologia; Fórum Cearense da Diversidade Religiosa; Associação Brasileira de Cultura ALABA; UNEGRO – União de Negros pela Igualdade; Secretaria Nacional Movimento Negro – PDT; FENEECE: Fórum Estadual de Entidades Negras do Ceará; DCE – Diretório Central dos Estudantes da UFC; Rede Nacional Afro-Religiosidade e Saúde; sem esquecermos amigos que se tornaram militantes e apoiadores.
Para finalizar, gostaríamos de ressaltar que, ao passo que surgirem novos fatos deste processo investigativo, passaremos a informar a sociedade brasileira, através de nossos periódicos e setores da mídia que sempre foi de fundamental importância para chegarmos até aqui.
Ex-Testemunhas de Jeová do Estado do Ceará
Fonte:  http://amapabusca.wordpress.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

IGREJA PRESBITERIANA DE MORADA NOVA

Rua: Expedicionário Moreno Nº 336
Centro. Cep. 62940-000 wwwipbmoradanova.blogspot.com
Pb. João Batista de Lima

Curso de Discipulado (2 Pe 1.19-21) 
 Lição nº1. Da Sagrada Escritura     Data: ___/___/___
Um dos maiores tesouros herdados pela humanidade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Verificamos que há dois grandes princípios interligados sobre os quais o cristianismo bíblico está fundamentado. Vamos considerar o primeiro deles. Principio 1:Toda a Bíblia e somente a Bíblia
As vezes, você encontrará esse principio, que os Reformadores tornaram famoso, escrito em latim: Toda Scriptura: Sola Scriptura. É o livro que desde os tempos antigos fala ao coração humano, desafiando, instruindo e apontando o caminho para a salvação em Cristo.
1.  Porque precisamos da Bíblia?
Leia Salmo 19.1-4. O Universo e o mundo que nos cerca, criados por Deus, revelam muitas coisas sobre Deus de um modo compreensível a pessoas de todas as línguas e culturas. Inspirada pelo Espírito Santo e preservada através dos tempos, a Escritura Sagrada precisa ser mais e mais conhecida, praticada e ensinada, pois ela é a nossa única regra de fé e prática.
“As Escrituras Sagradas—o Velho e o Novo Testamento—são a Palavra de Deus, a única regra de fé e obediência. Podemos saber que as Escrituras são a Palavra de Deus, pela sua majestade e pureza, pela harmonia de todas as suas partes e pelo propósito do seu conjunto, que é dar a Deus toda Gloria; pela sua luz e poder para converter os pecadores e para edificar e confortar aos crentes para salvação”.
Precisamos da Bíblia por que. Apesar de a criação falar-nos claramente sobre Deus, deixando-nos sem desculpas para ignorá-lo, há dois problemas.
Primeiro, Pelo fato de a humanidade ter-se afastado de Deus, ela agora está insensível as manifestações da criação sobre Deus, o Criador. Não devemos nos surpreender quando descrentes sustentam uma visão diferente sobre a origem de nosso mundo e não aceitam o ensino Bíblico. Na verdade, deveríamos esperar Por isso (Romanos 1.21) Leia 1 Coríntios 1.21 e 2.14. Muitas pessoas cultas não crêem (embora algumas sim!). O que esses versículos nos dizem sobre o motivo pelo qual elas não crêem? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segundo, Embora a criação fale sobre a existência e o poder de Deus, ela não fala sobre a coisa mais importante para a humanidade perdida e caída: a salvação do pecado e suas conseqüências. A criação fala o bastante sobre Deus a ponto de deixar as pessoas indesculpáveis por não acreditarem nele, mas não fala o suficiente às pessoas para habilitá-las
A encontrar o Salvador. Como Romanos 10.14 esclarece esse fato?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ O Espírito de Deus, porem, dando testemunho, pelas Escrituras e juntamente com elas, no coração do homem, é o único capaz de nos persuadir plenamente de que elas são a própria Palavra de Deus. (Catecismo Maior, 03, 04). Este estudo pretende destacar alguns aspectos gerais da Escritura Sagrada.
2. Escritura Sagrada—Revelação de Deus
Mas Deus, em sua graça, revelou-se em sua Palavra registrada na Bíblia, a Escritura Sagrada. Leia os seguintes versículos: Salmo 19.7,8; Mateus 4.4; 1 Pedro 1.23-25 Copie 2 Timóteo 3.15. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tudo o que sabemos sobre o Cristianismo nos foi revelado por Deus. Revelar significa “tirar o véu”. Tem a ver com remover a cobertura e descobrir algo que está encoberto. A especulação sobre Deus é mera tolice. Se quisermos conhecê-lo de verdade, temos de depender daquilo que ele revela sobre si mesmo. A Bíblia declara que Deus se revela de varias maneiras. Manifesta sua gloria na natureza e por meio dela. Revelou-se nos tempos antigos por meio de sonhos e visões. As marcas da sua providencia se manifestam nas paginas da Historia. Revela-se nas Escrituras inspiradas. O ponto mais alto da sua revelação é visualizado em Jesus Cristo, tornando-se ser humano – o que os teólogos chamam de “encarnação”. Somente a revelação pode desvendar os mistérios eternos. A experiência do homem tem demonstrado que a tendência da natureza humana é degenerar-se e seus caminhos ascendentes se sustêm unicamente quando é voltado para cima em comunicação direta com a revelação de Deus.
Leia Romanos 1.20. O que o texto diz? Copie o versículo. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Como podemos responder àqueles que dizem: “Mostre-me Deus e então acreditarei”?
Leia Atos 14.17. Escreva como você responderia! _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusão:
A Escritura é inspirada por Deus (2Tm 3.16,17; 2Pe 1.19-21)
É superior a Revelação natural (Sl 19.1-4;Rm 1.20)
Possibilita o conhecimento de Deus e de sua vontade (Is 8.20)
Apresenta o caminho da Salvação (Jo 5.39;6.45; Rm 15.4)      
Soli Deo Gloria. Pb. João Batista de Lima

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

REFLEXÕES NO CATECISMO MAIOR DE WESTMINSTER.


 REFLEXÕES NO CATECISMO MAIOR DE WESTMINSTER.
Pergunta 1: Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo plena e eternamente.
Introdução: Quando olho para esta questão do catecismo fico boquiaberto com tamanha simplicidade da resposta, e com a profundidade teológica expressa nestas palavras.
Esta questão é basilar até mesmo em igrejas que não são confessionais, mas que tentam levar o evangelho de forma séria. Muitos teólogos concordam com esta declaração do nosso catecismo, isto devido ao fato de que o que se enuncia aqui é um princípio imperecível.
Para que fomos criados? Essa é a real questão do homem. Muitos homens e mulheres nunca se pegam pesando nisso, na verdade não ponderam sobre este assunto. Qual o propósito de nossa existência?
Algumas respostas foram sugeridas ao longo dos séculos. Alguns dizem que o propósito de nossa existência está no viver para alcançamos a perfeição por meio de diversas re-encarnações – esta é a proposta do espiritismo conforme conhecemos; outros dizem que estamos aqui para vivermos conforme o destino nos traçou – esta é a proposta do determinismo fatalista; e ainda, há os que dizem que a nossa vida não tem propósito porque ela finda na sepultura – o que chamamos de materialismo. Todas elas são interessantes, mas não suprem as necessidades da alma humana.
Outro fato que nos chama a atenção é que o nosso catecismo não pergunta de onde viemos? As perguntas sugeridas pela filosofia e biologia não têm razão para o nosso catecismo. Mas a questão é para que viemos à existência? A resposta oferecida pelo catecismo é simples – A glória de Deus é a razão de nossa existência, ou seja, fomos criados para sua glória. Isso sumariza tudo que somos e porque somos. Mas para o nosso propósito nesta aula vamos tentar trabalhar os conceitos que estão inseridos nesta primeira questão de nosso catecismo.
I – A REALIDADE DO PROPÓSITO.
Tudo o que fazemos na esfera humana tem um objetivo. Nada o que fazemos é desprovido de propósito ou objetivo. Não é diferente com Deus. Desde a história da redenção Deus faz as coisas com um objetivo. Basta olharmos para a criação. Ele cria os luminares para governar. O sol o dia; a lua a noite – tudo Deus fez com propósitos definidos(Gn.1.14-18);ao trazer a mulher à existência Deus tinha como propósito afugentar a solidão do homem (Gn.2.18).
O homem não está no teatro de Deus – na história – com algo sem algum propósito, mas, está para Ter um propósito singular; por que dizemos isso? É o fato singular de o homem ser a única criatura no mundo a carregar a Imago Dei (Imagem de Deus) conforme diz Gênesis 2.26-27. Isso sempre me deixou pensativo. Ora se fomos criados à imagem de Deus, então, temos algum propósito neste mundo. A realidade do propósito é inegável. Este é assunto que não temos como fugir algo dentro de nós sussurra baixinho dizendo: “Você foi criado para realizar algo”. E vezes por vezes fugimos dessa voz – que é a ação sobrenatural do Espírito Santo – procuramos viver a nossa vida longe desse propósito. Uma vida que não tem objetivo deve ser chamada de vida??? Penso que não. É aqui que erramos, sabemos que temos um objetivo e fugimos dele – somos como Jonas – e sempre tentamos enganar a providência divina dizendo que ela não existe, ou mesmo, que Deus não está lá. Fazemos o mundo tornar-se amoral para que a idéia de propósito seja irrelevante para nós, se há moralidade, então, deve haver algum propósito para assim ser. Não posso negar isso. O nosso catecismo deixa claro que o homem foi criado com um propósito.
II – CARACTERÍSTICAS DESTE PROPÓSITO.
O nosso catecismo sugere que este propósito tem duas características fundamentais, ou que pelo menos, deve ser visto desta forma. Isso é deveras importante, pois, tais características mostram a singularidade deste propósito.
1. É um propósito Supremo: Isso é muito importante para cada um de nós. Se considerarmos apropriadamente este assunto iremos Ter um grande beneficio disso.
O que significa a palavra supremo? Esta palavra nós sempre usamos em nossos sermonários, mas quando olhamos para esta pergunta do catecismo temos medo até de pronunciá-la:
S – U – P – R – E – M – O , realmente é uma palavra que assusta. Todavia, é uma palavra que significa: “Superior a tudo em seu gênero” penso que esta definição cabe muito bem neste assunto, pois, estamos falando, não da supremacia de Deus, mas, em um certo sentido, da supremacia do homem. Há vários propósitos nos quais podemos viver – um casamento, um emprego, um bom ministério, bons filhos, riquezas etc... Mas eles não devem ser supremos. Pois só existe um que é supremo. Este é o único momento em que o homem de fato é supremo! Não mais do que isto. Todos os demais são secundários, mas esse deve de fato Ter a supremacia – reinar sobre os demais – Deus conferiu isso ao homem – querendo ou não homem deve fazê-lo como deve ser, caso contrário sofrerá as conseqüências. Esta característica está baseada no fato de que homem foi criado como vice-regente da criação (Gn.1.27-30). Então, o propósito do homem neste mundo deve ser supremo – o para que ele foi criado deve ocupar o lugar de soberania. Este propósito não pode ser destronado e nem corrompido este é o ponto.
2. É um Propósito principal: Prioridade. Esta é a palavra! O catecismo diz que “o fim (propósito) supremo e principal” – ele deve ser não só um propósito supremo, mas deve também ser sempre o primeiro e nunca o último! Nós sempre invertemos. Sempre pegamos o primeiro e colocamos por último, alguém dirá, mas isso é normal, isso é humano – não! Isso não é natural e nem humano é uma conseqüência da queda! Deus exige de nós prioridades e o propósito para qual Ele nos criou exige isso de nós. Se não pode ser o primeiro é melhor que não seja o último! Poderemos ter o propósito de passar no vestibular, em um concurso para melhorarmos de vida, mas isso é secundário – precisamos do principal. Precisamos da prioridade singular. Sem essa concepção sempre viveremos fazendo distinções indevidas e assim estaremos fugindo do real propósito para o qual fomos de fato criados.
III – A NATUREZA DO PROPÓSITO.
Até o presente momento temos discutido a questão da realidade e características do propósito. Mas qual é a natureza desse propósito? No que ele de fato consiste? O nosso catecismo diz: “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo plena e eternamente”.
O propósito consiste em o homem “glorificar a Deus”, esta expressão hoje também me assusta, pois, em nossa época se tem praticado muita coisa no âmbito de culto com a desculpa de que tal coisa no culto tem como finalidade glorificar a Deus, por outro, lado se tem tirado do púlpito o autêntico ensino sobre este assunto.
Alguns crentes têm perguntado: Como eu glorifico a Deus? Penso que a pergunta é proveitosa, mas não abarca toda a questão sobre este assunto. A real pergunta seria: “Quando eu glorifico a Deus?”, ou ainda “onde eu glorifico a Deus?” Todas elas parecem perguntas bem parecidas, mas não são. Pois, todas focalizam um ponto da questão, mas penso que as duas últimas sumarizam todo o ensino sobre isso. Penso que muito já se foi dito sobre “Como eu glorifico a Deus?” E por isso, não me demorarei em responder esta questão. Mas gostaria de começar analisando a natureza do propósito com uma questão: “Onde eu glorifico a Deus?”
Alguns de vocês poderão dizer que na igreja. Esta é uma boa resposta. Mas você foi criado para glorificar a Deus apenas na igreja? E os outros lugares? Na escola, na faculdade, no trabalho o que você faz lá. Deixe-me tentar ajudá-lo nesta questão. Na escola você vive para fazer amigos para estudar e ser algum candidato ou candidata para uma universidade de renome, então, quando chega ao Domingo você está pronto para glorificar a Deus na igreja.
Na igreja você deve orar a Deus, mas não em casa, isso porque na igreja você de fato glorifica a Deus! Essa visão é muito linda, romântica, mas está inevitavelmente errada! Na verdade isso é um perigo porque você está de alguma forma corrompendo o propósito para qual você foi criado. Sua vida note o que estou dizendo, sua vida essa única vida que tens foi trazida à existência para glorificar a Deus.
Isso nos leva a Segunda pergunta: “Quando glorificamos a Deus?” Você pode não gostar da resposta, mas você glorifica a Deus exatamente onde acha que não o faz. Quando estuda para fazer a melhor prova, quando namora, quando faz amor com sua esposa, quando almoça, quando toma água, quando toma vinho ou mesmo cerveja, quando faz amizades sinceras, quando dar um beijo de boa noite no seu filho, quando pede a benção do pai e da mãe, quando diz a verdade, quando trabalha, quando diz não! Àquela secretária que não é a sua esposa, quando escuta uma música seja ela “evangélica” ou “não”, quando vai ao teatro, ao cinema, ao shopping, à praia.
Talvez você esteja com uma enorme interrogação no rosto. Como isso é possível? Eu sempre aprendi que os crentes devem ouvir somente músicas de crentes, pois, elas glorificam a Deus! Ou mesmo, estejas dizendo consigo mesmo não concordo com isso! Bem, se você olhasse um pouco na história da igreja iria descobrir fatos interessantes. E saberia que a distinção entre o sagrado e profano, entre natureza e graça é uma doutrina católica romana, e infelizmente o evangelicalismo moderno assumiu essa leitura e quer que cada crente seja obrigado a aceitá-la. Na concepção da reforma não existe esta distinção. Tudo glorifica a Deus. 1 Coríntios 10.31 declara que exatamente isso. O seu trabalho, o seu estudo, a sua vida marital, os seus relacionamentos tudo é para a glória de Deus, e deve ser feito pensando neste objetivo.
Sabe onde está o problema? Está no fato de que nós corrompemos o propósito para o qual fomos criados. Olhe os homens do mundo, quem deu a eles a capacidade para produzir uma boa música – não me venha dizer que foi o diabo – pois não existe nenhuma evidência bíblica para isso – a resposta é que apenas Deus concede dons para os homens! O problema é que os homens corrompem estes dons e conseqüentemente o propósito – é notório, pois que quando existe na musicalidade moderna apologia ao sexo livre, à imoralidade, apologia ao homossexualismo isso não torna a música (de forma geral) pecaminosa, mas me diz o que o pecado fez com a raça humana! Me diz que o homem corrompeu o propósito para o qual foi criado – aquela música não está glorificando a Deus ( não falo no sentido de falar sobre Deus, mas no sentido de que o criador não tem prazer nela, isso porque ela contradiz todos os preceitos da Lei de Deus ), mas está destruindo o objetivo para qual foi criada! E este tipo de música deve ser rejeitada.
Não posso aceitar a separação entre natureza e graça que a igreja abraçou, e, ainda não posso aceitar a idéia de que nós como igreja fiel deva ceder a esta concepção, isto porque ela não é bíblica e não tem apoio na história da reforma. Essa doutrina é tipicamente católica romana. Surpreende-me o fato de que muitos presbiterianos, por não conhecer a história da igreja e nem a doutrina da graça comum e especial, abraçam sem questionamento a distinção entre natureza e graça.
Então, sumarizando esse aspecto da resposta do nosso catecismo podemos dizer que glorificamos a Deus em todos os âmbitos de nossa vida, e não há necessidade de negociarmos a Lei de Deus quando temos esta concepção. Não pulo a catraca de um ônibus não somente porque é um pecado contra o oitavo mandamento, mas porque fazê-lo não glorifica a Deus em primeiro lugar e este deve ser o objetivo soberano de minha vida!
IV – A MANEIRA DE VIVER O PROPÓSITO.
Diante do que já expomos surge uma nova pergunta: de que maneira devemos viver este propósito? O catecismo nos responde dizendo que devemos “gozar a Deus plena e eternamente”. O que isto significa? Significa que a maneira como devemos viver o propósito para qual fomos criados, que é glorificar a Deus, é nos deleitando em Deus. Ter prazer nele!
Isto significa que Quando estivermos estudando, trabalhando e curtindo a vida da forma mais agradável possível possamos nos derramar em Deus. Gozá-lo tem esta conotação aqui na questão do nosso catecismo. Encontrar em Deus o deleite para nossa alma.
A maneira de viver este propósito de glorificar a Deus é tendo segurança em Deus: confiança nele somente. Descansar nele nos momentos de crises, e confiar nele quando tudo pode não ter solução isto de fato glorifica a Deus. Isso significa gozá-lo. Desfrutar de comunhão com Ele é profundamente singular ao nosso propósito de glorificá-lo. Essa concepção nos garante segurança de vida eterna. E, nos lembra que não fomos feitos para morrer distantes dele.
Qual é a profundidade desse deleitar-se em Deus? O catecismo diz que deve ser de forma plena – deve ser algo sem medida – toda a plenitude. Gozar a Deus de forma plena. Nesta vida aqui vivemos para glorificar a Deus quando a fé exige mais de nós! A plenitude disso se revela na comunhão que temos com ele. E esta comunhão reflete o nosso relacionamento com Cristo (Jo.17.22-24). Gozar a Deus de forma plena envolve uma vida cheia de paz com Deus (Rom.5.1) e o reconhecimento que a Glória é dele e que tudo foi criado para ele desde toda a eternidade (Rm.11.36)
Qual é o tempo? Até quando deve durar esse deleitar-se em Deus? A Resposta do nosso catecismo é: “Eternamente”. Isto nos fala que essa comunhão com Deus, e este deleitar-se com Deus rompe as esferas físicas e emocionais; ela dura por toda a eternidade, e tal concepção, só nos traz paz ao coração e profunda segurança em Deus. Pois ele nos recebe na glória e, ainda, é a nossa única herança (Sl.73.24-26).
Conclusão: Precisamos resgatar a nossa visão do propósito para o qual fomos de fato criados. A glória de Deus! Você está aqui porque Deus quer que a sua vida o glorifique. Não adianta correr desse propósito.
E o que você tem feito com os dons que Deus te deu tens usado para de forma correta glorificai-lo ou tens corrompido o seu propósito. Você tem vivido para glorificar a Deus? Tens prazer em Deus, e assim, o tens glorificado? Ou será que já fostes influenciado e iludido por aquela visão de que a tua vida não tem significado algum?
Gostaria de deixar algumas aplicações sobre este assunto.
1. Entenda que glorificar a Deus é objetivo soberano de sua existência.
2. Nunca deixe que outras coisas assumam a prioridade no objetivo para qual fostes criado.
3. Rejeite a distinção entre natureza e graça. Pois ela não tem base na Bíblia e assuma que tudo que você faz glorifica Deus
4. Nunca deixe de deleitar-se em Deus mesmo em situações que não lhe pareçam favoráveis.
Por : João Ricardo Ferreira de França

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Amigos ilustres!

Ultimamente eu tive o privilégio de conhecer os escritos do Reverendo. João Ricardo França, e estamos nos comunicando sempre pela Rede net, tem sido um ótimo aprendizado, pois ele é realmente um cristão Reformado. Hoje recebi a visita do meu amigo que é polemico mais verdadeiro igualmente, e há alguns anos atrás nós tivemos a oportunidade de convivermos bem próximo. Refiro-me a Henrique Aurélio, hoje advogado com seu próprio escritório na cidade de Mossoró/Rn a quem eu falei sobre a predestinação e outras questões referente as Escrituras Sagradas, e o mesmo tornou-se um amigo nosso, digo, da Família! Ficamos felizes em receber a sua visita na data de hoje 02 de setembro e estamos sempre de portas abertas para os nossos amigos que, sem esperar receber algo de nós nos procuram simplesmente pra dizer o que você Henrique nos disse. “vim só pra dar-lhes um abraço” Que Deus te abençoe e te guarde.   

Hoje me sinto feliz, em ter um amigo que como eu chega a ser taxado de polemico por defender suas convicções. Aprendi a entender,
Que eu posso ter amigos legais em um mundo tão cheio de falsidade e incertezas.
“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”.