segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A SARÇA


O verde representa a esperança de que os nossos projetos e sonhos se concretizarão com a bênção de Deus.

A linha sob a Sarça simboliza o equilíbrio, base sólida da igreja, pois está edificada em Cristo.

As chamas brancas representam a cor do fogo no mais alto grau de temperatura.

A pomba simboliza o mover do Espírito dirigindo a Igreja.

A cor cinza significa sobriedade, virtude da Igreja que deve ser cultivada por todos nós.

A Igreja deve crescer, amar, servir e testemunhar neste mundo que é um deserto de pecado.

1º Seminário Evangelístico ficou na História. Veja detalhes
A Igreja Presbiteriana em Morada Nova/CE.Realizou seu 1º Seminário evangelístico nos dias 26 a 28 de Agosto, o referido evento teve como palestrantes os Missionários: José Helio de Limoeiro do Norte e Helio Costa de Tabuleiro do Norte. Contamos com um grupo de 19 inscritos que com alegria participaram deste seminário. A repercussão foi marcante, alguns dos participantes já querem saber quando será realizado o próximo seminário. As quatro lições foram baseadas em nossa confissão reformada
1ª Aula Jesus – Único Senhor e salvador (Solus Christus). 2ª Aula Fé – Um dom de Deus (Sola Fide). 3ª Aula A Bíblia Sagrada – A Palavra de Deus (Sola Scriptura). 4ª Aula A graça – Um favor Gratuito de Deus (Sola Gratia). A Ultima Aula foi ministrada pelo Pr. Local João Batista de Lima. Deus tem honrado nossos esforços e pelo menos 5 pessoas desejam congregar-se conosco, Louvado seja Deus!Logo após revisarmos as provas estaremos marcando um culto de gratidão e entregando os diplomas aos participantes. Um novo seminário será realizado no mês de novembro com data a definir! Que possamos participar efetivamente dos trabalhos missionário na região do Vale do Jaguaribe, se você não pode estar presente, você pode contribuir enviando uma pessoa em seu nome e assim, estará cooperando com o crescimento do Reino de Deus.
Programa (EDUCARTE EM CRISTO) Reúne pelo 12 jovens e ministrará cursos!
O programa Educarte em Cristo tem como objetivo promover um despertar para a leitura da Bíblia, e através das artes recuperar a boa educação dos seus participantes. Com esta proposta o Missionário João Batista conseguiu reunir um grupo de 15 entre adolescentes e jovens, esses estarão participando de um curso que será um dia por semana nas dependências do templo provisório da IPB em Morada Nova. É  o Projeto Rumo ao Sertão cada dia buscando cumprir o IDE de Jesus sem perder de vistas as bases doutrinarias ensinadas por Jesus e os Apóstolos! Esperamos que Deus levante homens e mulheres que tenham o coração voltado para missões e assim, queiram contribuir com este programa de introduzir novos congregados no corpo de Cristo. Ore participe e divulgue! Estamos com um time de futsal formado por estes jovens que já freqüentam os trabalhos realizados em nosso campo de Morada Nova.  João Batista de Lima. 
                   Igreja Presbiteriana em Morada Nova/CE
Rua Expedicionário Moreno Nº336 no Centro de Morada Nova.Reuniões: Terças oração as 19:30hs Quintas Doutrina 19:30hs. Domingos Culto de adoração a Deus as 19:30hs. Segundas e quartas Discipulado nos lares! Peça um curso Bíblico Grátis! Blog wwwipbmoradanova.blogspot.com. Pastor presidente. Reverendo Marcos Severo de Amorim e Ely Leite Araujo! Pastor local. João Batista de Lima!

PASTORAL. Teologia morta
 Jesus condenava veemente os intérpretes da lei, saduceus, fariseus, e aqueles que conheciam as escrituras, mas não tinham um coração segundo o misericórdia de Deus. Estes atavam fardos pesados sobre o povo a ponto de invalidar a fé, e julgavam-se pessoas de Deus, por causa do conhecimento que tinham.

Hoje não é diferente, muitos “teólogos” que conhecem “afundo a bíblia”, não entendem a palavra de Deus. A verdadeira Palavra de Cristo, é revelada pelo Espírito Santo, através da meditação da bíblia. A prova disso é que depois que, muitos não entendem. 
Mas "são pelos frutos que se conhece a árvore". Não é difícil perceber aqueles que ao invés de pregar a liberdade aos cativos, perdem o seu tempo analisando os sermões de colegas, na tentativa de demonstrar conhecimento, e com isso chamar a atenção para si. Missionários, pastores e até igrejas, estão cegos a ponto de achar que quem não tem diploma de teólogo, não pode fazer a obra. Eu sou um que defende que, se você tem um chamado para ser um pregador do evangelho, você tem que ter também um chamado para aprender. Isso inclui cursar um bom seminário, a questão é que, muitos estão entrando em uma sala de aulas e ao saírem, saem péssimos críticos em vez de saírem TEOLOGOS. Eu tive a infelicidade de contempla declarações de um Companheiro ministerial que, me entristeceu o coração, ele só faltou se colocar diante do espelho e dizer “QUÃO GRANDE ES TU”. E olha que nem tem um curso de bacharel ainda. Um seminário que não produz humildade, compaixão pelo próximo, e um pensamento de que IMPORTA QUE CRISTO CRESÇA E QUE EU DIMINUA não pode ser uma benção em minha vida. É via contrario a Teologia que Cristo nos ensinou.
Mas sei de uma coisa, não existe vida boa no céu, sem uma vida comprometida na terra. O chamado a sermos santos é imprescindível para quem quer galgar as alturas. O aspecto impar da teologia cristã é que buscam respostas às perguntas fundamentais sem desviar os olhos de Jesus Cristo, porque estão convictos de que “Cristo é a resposta”. Pb. João Batista de Lima




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SÍNTESE DOS CINCO PONTOS DO CALVINISMO:

Prof. João Ricardo Ferreira de França.
SÍNTESE DOS CINCO PONTOS DO CALVINISMO:
Contexto Histórico: Na Holanda nos anos de 1600 a Igreja Reformada - uma igreja presbiteriana - sofreu uma crise dentro dela, pois, havia um pastor na igreja que estava ensinando doutrinas contrárias às confissões adotadas pela Igreja Reformada. O nome deste homem era Tiago Armínio, este teólogo passou a negar a SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO DOS HOMENS. Após, a sua morte os seus alunos criaram um protesto - chamado de A Remonstrance - e formularam os cinco pontos do arminianismo( recebeu esse nome em homenagem ao Tiago Armínio), neste protesto este grupo queria que as doutrinas da Igreja Presbiteriana da Holana - conhecida como Igreja Reformada - fossem alteradas. Os Arminianos sustentam cinco idéias:
1 – O homem tem livre-arbítrio; 2 – Deus escolhe prevendo a fé dos homens; 3 – Jesus morreu para salvar cada pessoa deste mundo; 4 – O homem pode resistir ao chamado do Espírito Santo para a salvação; 5 – A salvação pode ser perdida.
Essas eram as formulações que os arminianos - discípulos de Tiago Arminíos - queriam implantar dentro da Igreja Reformada da Holanda ( Igreja Presbiteriana). A nossa Igreja naquele País decidiu formular um Sínodo na cidade de Dort, nos anos de 1618-1619, para estudar a questão, e no final ficou decidido que a igreja continuaria com as doutrinas esposadas em suas confissões e catecismos, e assim, formularam a resposta aos arminianos em cinco proposições que ficaram conhecidas como os Cinco Pontos do Calvinismo. E usaram o nome TULIP – NOME DE UMA ROSA DA SUIÇA. Para facilitar o entendimento dessas doutrinas:
1 - Total Depravação do homem.
2 – Uma Eleição Incondicional.
3 – Limitada Expiação.
4 – Irresistível Graça
5 – Perseverança dos Santos.
Breve Exposição dos Cinco Pontos do Calvinismo:
 1 - Total Depravação do homem: o homem é escravo do pecado não tendo liberdade para aceitar a Jesus, ou seja, ele não tem livre-arbitrio: Por quê?
a)      Ele está morto: Efésios 2.1-3.
b)      Nasce no pecado: Salmos 51.5
c)      Nasce desviado: Salmos 58.3.
d)      Tem um coração enganoso: Jeremias 17.9.
e)      Só sabe fazer o que é mal: Jeremias 13.23.
f)       Está mergulhado no pecado: Romanos 3.9-18.
2 – Uma Eleição Incondicional: Deus antes que mundo fosse criado decidiu escolher da humanidade pecaminosa quem ele iria salvar; a escolha de Deus não se baseia em fé prevista, mas unicamente na sua Vontade Soberana em escolher a quem quer salvar. Por quê?
a)      Jesus chama os salvos de eleitos: Mateus 24.24,31; Marcos 13.20.
b)      A Bíblia afirma a predestinação: Efésios 1.3-5; Romanos 8.33; Colossenses 3.12; 2 Tessalonicenses 2.13; 2 Timóteo 2.10 – note as expressões: eleitos, predestinados.
3 – Limitada Expiação: Jesus morreu na cruz do calvário para salvar apenas os eleitos de Deus; por quê?
a)      Jesus morreu em lugar de “muitos” e não de “todos”
Mateus 20.28: “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
Hebreus 9.28: “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”
b)      Os “muitos”, em lugar dos quais Jesus morreu, são o “seu povo”, as “suas ovelhas”, a “sua igreja”,  “os eleitos”. Mateus 1.21: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”João 10.11,14,15: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” Atos 20.28:“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Efésios 5.25: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Romanos 8.33,34: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”.
4 – Irresistível Graça: O Espírito Santo atraí os eleitos para Cristo, regenerando os seus corações de forma tal que eles não podem resistir a ação soberana do Espírito de Deus. Por quê?
a)      O homem é incapaz de vir a cristo por si só: João 6.44.
b)      A regeneração é obra do Espírito Santo: João 1.12-13; 3.3;
c)      O Espírito abre o coração do pecador: ATOS 16.14.
5 – Perseverança dos Santos: Os eleitos jamais caem total e finalmente do estado de graça no qual foram chamados. Ou seja, a salvação não se perde. Por quê?
a)      Deus completará a obra da redenção: Filipenses 1.6
b)      As ovelhas de Cristo têm VIDA ETERNA: João 10.27-30.
c)      Nada pode separar os eleitos do amor de Deus: Romanos 8.33-39.

sábado, 20 de agosto de 2011

o novo kit gay. A esquerda política ataca novamente e pretende lançar um novo Kit Gay nas escolas públicas.


A esquerda política ataca novamente e pretende lançar um novo Kit Gay nas escolas públicas. Confira o pronunciamento do deputado Jair Bolsonaro no qual ele denuncia esse novo projeto diabólico do governo Dilma.
Derrubamos o primeiro kit, e vamos derrubar o segundo também, se Deus permitir.
Fica aqui os nossos parabéns ao deputado Bolsonaro, que apesar de não ser das bancadas cristãs, é um dos políticos mais firmes na defesa da família e dos bons costumes.
No próximo ano tem eleições hein?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DIDI (RENATO ARAGÃO) recebe carta-desabafo de ELIANE SINHASIQUE


DIDI (RENATO ARAGÃO) recebe carta-desabafo de ELIANE SINHASIQUE / rio branco
Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências).

Eliane Sinhasique
Achei que as cartas não deveriam sem endereçadas à mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.

Não foi por “algum” motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação.

Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não. Eu não sou ministra da educação, não ordeno as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula. A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família. Trabalhei muito e, te garanto, trabalho não mata ninguém. Estudei na escola da zona rural, fiz supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro empresária.

Didi, talvez você não tenha noção do quanto o Governo Federal tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. Os impostos são muito altos !
Sem falar dos impostos embutidos em cada alimento, em cada produto que preciso comprar para minha família.

Eu já pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que, acredito, meus dois filhos merecem. Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais. O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores, dessa dinheirama toda, não tem a educação como prioridade. O dinheiro está saindo pelo ralo, estão jogando fora, ou aplicando muito mal.

Para você ter uma idéia, na minha cidade, a alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 3,82 (três reais e oitenta e dois centavos) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos)! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda?

Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você. É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria se endereçada ao Presidente da República.

Ele é “o cara”. Ele tem a chave do cofre. Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
No último parágrafo da sua carta, mais uma vez, você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da “minha” doação, que a “minha” doação faz toda a diferença. Lamento discordar de você Didi. Com o valor da doação mínima, de R$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias.
Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas R$ 15,00 eu não vou doar. Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família.
Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam?

Renato Aragão
Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida.
Você acha isso justo? Acredito que não.
Você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.

Outra coisa Didi, mande uma carta para o Presidente pedindo para ele selecionar melhor os professores. Só escolher quem de fato tem vocação para o ensino. Melhorar os salários, desses profissionais, também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação. Peça para ele, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso tem sim ! Diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.

Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando…

Eliane Sinhasique – Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari

Jornalista/Radialista e Publicitária
atuante em Rio Branco – Acre há mais de 19 anos.
Repórter especial do Jornal A Gazeta e Apresentadora do programa Toque Retoque da Gazeta FM 93,3
 Fonte:  http://palavrastodaspalavras.wordpress.com  Esta carta foi publicada em 2010 e ainda esta atual em nosso contexto, é claro!

domingo, 14 de agosto de 2011

1ª IPB de Recife e Projeto Rumo ao Sertão uma Parceria abençoada por Deus

1ª IPB de Recife e Projeto Rumo ao Sertão uma Parceria abençoada por Deus
CBPL Foi uma verdadeira benção de Deus para nosso ministerio, assuntos de cunho teologico elevado e apropriado para o nosso contesto. O Rv. Marcos Severo tem mantido o projeto Rumo ao sertão com a sabedoria de um verdadeiro homem de Deus, 16 anos do projeto RUMO AO SERTÃO . Por isso eu o parabenizo por tamanha ousadia e dedicação! Quero destacar algumas caracteristicas que vejo na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife e o projeto Rumo ao Sertão!
Lc 10: 1 a 3  Três Características da Igreja Missionária
 1ª)  Reconhecimento do Senhorio de Jesus (v.1)  depois disso designou o Senhor...
       A Igreja é um exército que tem um comando!
 2ª) A Oração Encarada Como Prioridade  (v. 2)  rogai, pois, ao Senhor da seara...
            i.  a oração que redunda em santidade do povo (Lc 22:40)
            ii. a oração que comunica a visão e paixão pelo homem perdido
      Lc 9:32 (no monte da transfiguração)  Ora, Pedro e os que estavam com ele se haviam deixado vencer pelo sono;  despertando, porém, viram a sua glória...”
3ª) O Censo de Missão  (v. 3)  Ide.
     Trabalhar na grande seara é a razão de ser da Igreja de Jesus!
. Como Cordeiros ao Meio de Lobos
. Com Urgência Confiante
. Com Atitude de Paz
. Identificando-nos com Eles                                         
. Sendo Coerentes
. Proclamando o Juízo
 Lc 10:3  Como Cordeiros ao Meio de Lobos   
 1º)  A Igreja Enfrenta os Lobos
            i. Eles se disfarçam de ovelhas (Mt 7:15)
            ii. Jesus recomenda a prudência da serpente (Mt 10:16)
            iii. Eles se infiltram na liderança (Atos 20:29)
 2º)  A 1a. Estratégia:  Ir Como Cordeiros
            i. Porque Jesus veio a nós como Cordeiro
            ii. O cordeiro depende do Pastor
            iii. O cordeiro é manso e próprio para o sacrifício  (I Pe 2:23)
Lc  10:4  Com Urgência Confiante   
não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias, e a ninguém saudeis pelo caminho
 1º)  Não Há Tempo a Perder!
            i. Agindo como Neemias (Ne 6:3)
 4 vezes  a mesma mensagem: “vem, encontremo-nos...”
A resposta: “Estou fazendo uma grande obra e não poderei descer...”
            ii. A Ordem de Remir o Tempo (Ef 5:15 e 16)
            iii. Aproveitando Cada Oportunidade (Col 4:5)
2º)  Confiando Na Provisão de Deus
            Buscai primeiro o Reino e a Justiça do Reino...  (Mt 6:33)
 Lc 10: 5 e 6  Com Atitude de Paz   
 1º)  Nossa Missão é Oferecer Paz aos Que Anseiam Por Ela (v. 5)
              e se ali houver um filho da paz...
            - Estamos em busca daqueles que como Simeão (Lc 2:25) aguardam a “consolação de Israel” e como Cornélio e sua família, anseiam pela Verdade (Atos 10).
 2º)  Nossas Armas não São Belicosas (v. 5)
              paz seja com esta casa...
            - Nossas armas são poderosas em Deus!  (2 Co 10:3 e 4)
            - Nossa única arma de ataque: a Espada do Espírito (Ef 6:17)
 Lc 10:7  Identificando-nos Com Eles   
ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem...
1º) Jesus Manda Sua Igreja Influenciar o Mundo
               - sendo sal para a terra e luz para o mundo  (Mt 5:13-16)
 2º)  A Estratégia de Sentar na Mesma Mesa
             - esta foi a estratégia utilizada por Paulo (I Co 9:20ss)
            - foi isto que chamou a atenção da samaritana (Jo 4:9)
            - Jesus fez a opção de sentar-se à mesa de publicanos e pecadores (Mt 9:9-13)
Lc 10:9  Sendo Coerentes  - Curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: é chegado a vós o Reino de Deus
1º) A Estratégia de Primeiro Fazer e Depois Falar
              - A coerência de Jesus:  lavou os pés dos discípulos... (Jo 13:14 e 15)
               - A fé sem obras é morta!  (Tg 2:14-16)
2º)  Tendo Autoridade Para dizer: Olhe Para nós!  (Atos 3:3ss)
                 - O erro de dizer aos novos crentes que não olhem para as pessoas da Igreja, mas para Jesus.  Ora, onde está Jesus?
            - A questão é que se eu pedir para ele olhar para mim, ele esperará receber alguma coisa!  (Atos 3:5 “e olhou para eles, esperando receber alguma coisa”)
            - Quando os crentes estão com as dispensas vazias (Atos 3:6 “não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou...”)
Lc 10:10-16  Proclamando o Juízo   
1º)  Proclamando o Evangelho do Reino (v. 10)
             - aos que rejeitarem a Paz com Deus através de Jesus, a ira de Deus (Jo 3:36)
            - nossa Missão é somente anunciar o Juízo (v. 12)
 2º)  As Reações das Pessoas São Previstas (v. 16)
             - há cidades que nem vos receberão! 
              - ao rejeitarem o Evangelho que pregamos, rejeitam ao Senhor
            - A Parábola do Semeador nos prepara para as diversas reações ao Evangelho do Reino  (Mt 13:1ss)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reformar é também voltar

 
por Filipe Luiz C. Machado

O grande lema da reforma - "Ecclesia reformata et semper refomanda est" [
1] - deve ser restaurado em nossos dias, porém, não da maneira como muitos pensam que deva ser feito.

Talvez o grande erro dessa visão seja que partamos do pressuposto errado, isto é, que reformar alguma coisa é torná-la nova, mais bonita, diferente daquilo que era anteriormente. Ora, não é isso quando temos em mente quando reformamos nossas casas? Acaso alguém pensa em destruir uma construção de tijolos para enguer uma de madeira no lugar? Certamente que não, mas muitas vezes é isso que precisamos fazer.

Não desejaria que alguém entendesse de maneira errada o que estou dizendo, mas é necessário atentarmos para o fato de que ser uma cristão reformado, em outras palavras, é ser um cristão à moda antiga. Com moda antiga, não desejo expressar que devamos viver com trajes do século XVI e XVII ou termos o mesmo sistema político que eles. O problema na verdade encontra-se que muitos cristãos que se dizem reformados, querem ser reformados para o que eles bem entendem por serem reformados. Deixe-me dar um exemplo.

Certa vez estava akgumentando com um pastor sobre a importância da reforma para os nosso dias, de como é necessário que nossos igrejas busquem aquele ideal puritano de vida e tudo mais, ao passo que ele me respondeu: "Mas veja bem, a cultura deles era diferente, os puritanos europeus eram frios, rídigos, tinham uma vida muito disciplinada. Já nós do Brasil somos diferentes, não devemos buscar esse modo de vida para nós". Basta uma pequena e superficial análise dessa fala para que vejamos que esse pastor coloca a "honra" e o cristianismo daqueles puritanos como sendo fruto da sua cultura e do seu jeito de ser, quando deveria-se na verdade reconhecer como aqueles homens foram grandes em seu tempo!

Ora, nada importa se eles eram europeus - pois, o que dizer dos puritanos americanos? - chineses, africanos, canadenses ou de qualquer outra região, o que realmente é válido é que eles tentaram viver seus vidas da melhor maneira possível, para que pudessem glorificar a Deus em tudo!

Resumindo: Ser reformado não é ser novo (para se parecer com a sociedade), não é ser relevante para a sociedade (para chamar a atenção) - pois a igreja nunca será relevante para ela, pois a igreja prega algo totalmente alheia à vontade das pessoas não regeneradas - não é ser parecido com o mundo (pois não somos desse mundo), não é ter um estilo "descolado" (pois o cristão não é descolado, mas firme em seus propósitos), mas sim é viver uma vida que glorifique a Deus em tudo, mesmo que seja necessário retroceder em muitos pontos.

Que Deus nos abençoe.

Nota:
[
1] Literalmente: "Igreja reformada sempre se reformando".

A Doutrina da Eleição e a Justiça de Deus – R. C. Sproul

Em Romanos Paulo faz uma pergunta retórica: "Que diremos pois? Há injustiça com [em] Deus?" Novamente perguntamos por que Paulo fez essa pergunta. Ele era um professor, um mestre por excelência. Ele antecipava objeções que poderiam ser levantadas por seu ensino, e ele tratava delas assumidamente. Que objeção ele tem em vista quando levanta a questão de injustiça em Deus? Primeiro consideramos a visão presciente da eleição. Que objeções levantadas contra ela incluem o ataque que há injustiça em Deus? Nenhuma. A visão condicional da eleição é proposta para proteger duas fronteiras: de um lado, uma visão particular de liberdade humana, e do outro uma visão específica de Deus. Buscam proteger Deus da acusação de que ele é parcial, arbitrário ou injusto, escolhendo algumas pessoas para salvação sem levar em conta suas próprias escolhas. Em resumo, oposição a visões arminianas ou semipelagianas de eleição não inclui a acusação de que isso coloca em dúvida a justiça de Deus. Se Paulo estivesse expondo a visão presciente, dificilmente esperaríamos que ele levantasse uma objeção desse tipo. A objeção que Paulo chega a antecipar é uma que calvinistas ouvem constantemente: a doutrina calvinista de eleição lança uma sombra sobre a justiça de Deus. A reclamação forte e frequente é que a eleição incondicional envolve Deus numa espécie de injustiça. Minha suposição é que Paulo antecipou a própria objeção levantada que calvinistas ouvem porque ele ensinou a mesma doutrina de eleição que calvinistas ensinam. Quando nossa doutrina de eleição é atacada, eu me consolo que estamos em boa companhia, a do próprio Paulo, quando precisamos suportar as objeções capciosas daqueles que fazem oposição à eleição incondicional. A idéia de que pode haver injustiça em Deus é relacionada ao fato de Deus escolher alguns para salvação enquanto passa por cima de outros. Não parece justo nem "direito" Deus conferir sua graça em alguns mas não em outros. Se a decisão de abençoar Jacó e não Esaú foi feita antes de um dos dois nascer ou ter feito algo de bem ou mal, e se a escolha não foi com vistas a suas ações ou reações futuras, então a pergunta óbvia é: Por que um recebeu a bênção e não o outro?" Paulo responde isso apelando a palavras de Deus a Moisés: "Eu terei misericórdia de quem eu terei misericórdia". É prerrogativa de Deus dispensar sua graça conforme ele acha por bem. Ele não ficou devendo nem a Jacó nem a Esaú qualquer medida de graça. Se não tivesse escolhido um dos dois, ele não teria violado nenhum preceito de justiça ou retidão. Ainda parece que se Deus dá graça a uma pessoa, no interesse de justiça ele "deveria" dar graça igualmente para outra. É precisamente esse "dever" que é estranho ao conceito bíblico de graça. Entre a massa de humanidade decaída, todos culpados de pecado diante de Deus e expostos à sua justiça, nenhum tem qualquer reivindicação ou autorização à misericórdia de Deus. Se Deus escolhe conceder misericórdia a alguém daquele grupo, isso não requer que ele dê isso a todos. Deus certamente tem poder e autoridade de conceder sua graça salvadora a toda a humanidade. É óbvio que ele não optou fazer isso. Os homens não são todos salvos, apesar do fato que Deus tem o poder e o direito de salvá-los todos se esse é seu bel-prazer. Também está claro que nem todos são perdidos. Deus poderia ter escolhido não salvar ninguém. Ele tem o poder e a autoridade de executar sua reta justiça não salvando ninguém. Na realidade ele opta por salvar alguns, mas não todos. Aqueles que são salvos são beneficiários de sua soberana graça e misericórdia. Aqueles que não são salvos não são vítimas de crueldade ou injustiça; eles são recebedores de justiça. Ninguém recebe castigo às mãos de Deus que não mereça. Alguns recebem graça das mãos de Deus que não merecem. Por ele se agradar tanto em conceder misericórdia a alguém não significa que os demais "merecem" o mesmo. Se a misericórdia é merecida, ela não é misericórdia realmente, e sim justiça. A história bíblica deixa claro que embora Deus nunca seja injusto a ninguém, ele não trata todas as pessoas igualmente ou de um mesmo modo. Por exemplo, Deus, em sua graça, chamou Abraão para sair de seu paganismo em Ur dos caldeus e fez um pacto gracioso com ele que não fez com outros pagãos. Deus se revelou a Moisés de uma maneira que não concedeu a faraó. Deus deu a Saulo de Tarso uma revelação bendita da majestade de Cristo que não deu a Pilatos ou Caifás. Por Deus ser tão gracioso a Paulo quando ele foi um perseguidor violento de cristãos, será que por isso ele era obrigado a dar a mesma vantagem revelatória a Pilatos? Ou houve uma qualidade virtuosa especial em Saulo que inclinou Deus a escolhê-lo acima de Pilatos? Poderíamos saltar por cima dos séculos para nosso próprio tempo com uma pergunta similar. Nós, crentes, precisamos perguntar por que chegamos à fé enquanto que muitos de nossos amigos não chegaram. Será que exercemos fé em Cristo porque somos mais inteligentes do que aqueles outros? Se é assim, de onde veio essa inteligência? É algo que fizemos por merecer? Ou foi a nossa própria inteligência uma dádiva de nosso Criador? Nós respondemos positivamente ao evangelho porque somos melhores ou mais virtuosos do que nossos amigos? Todos nós sabemos as respostas a essas perguntas. Eu não posso explicar adequadamente por que cheguei à fé em Cristo e alguns de meus amigos não. Só posso olhar para a glória da graça de Deus para comigo, uma graça que eu não mereci na ocasião e não mereço agora. Aqui uma e outra coisa se reuniram, e nós descobrimos se estamos abrigando um orgulho secreto, crendo que merecemos salvação mais do que outros. Eis aí um grande insulto à graça de Deus e um monumento à nossa própria arrogância. É uma inversão à pior forma que há de legalismo, pela qual nós, no fim, colocamos nossa confiança em nosso próprio acionamento.